Cursinho Popular da UEPG realiza aulão de literatura como preparatório para Vestibular

Compartilhe

Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, Márcia Wayna Kambeba, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Júnior. Foram com esses autores da literatura brasileira que o aulão do Cursinho Popular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encantou os alunos nesta terça-feira (02). Realizado no Grande Auditório do Campus Centro, a atividade teve como objetivo preparar os candidatos sobre as obras exigidas no Vestibular da UEPG, além de trazer dicas sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Vestibular da UEPG está com inscrições abertas até o final de setembro, com provas marcadas para 14 de dezembro. No conteúdo programático, os candidatos devem estudar as obras Clara dos Anjos; Olhos D’água; Torto Arado; Sentimento do Mundo; e Ay Kakyri Tama: Eu Moro na Cidade. No aulão desta terça, os alunos do Cursinho puderam revisar os livros e saber mais curiosidades sobre os autores. Na plateia, estavam as irmãs Rayssa e Luana Modesto. “Eu comecei as aulas aqui no começo do ano, mas desisti porque vinha sozinha. Agora, convenci a minha irmã a fazer junto comigo”, conta Rayssa.

A frequência no Cursinho já direcionou as duas para a escolha do curso – Rayssa quer Zootecnia, já Luana vai tentar Bacharelado em História. “A gente escolheu mais por conta das aulas aqui, né. Descobri o quanto história é incrível por causa dos professores”, relata Luana. Enquanto alguns escolhem a graduação por conta do Cursinho Popular, outros já entram para as aulas com a ideia firme. Lucas Torres sempre soube o que estudar: “eu sempre achei que Psicologia é a minha vocação e, quando eu descobri que a UEPG oferecia este curso, foi uma alegria pra mim. Por isso, eu tô estudando bastante”. Sobre as matéria que mais gosta do Cursinho, Lucas responde: “gostei bastante da matéria de história, vai me ajudar na prova específica”.

O Cursinho Popular atualmente tem três turmas, totalizando cerca de 120 alunos, que estudam de segunda a sexta-feira as matérias de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Língua Estrangeira, Biologia, Química, Matemática, História e Geografia. Raya Louise de Almeida, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, conta que o corpo docente direciona as aulas para que os alunos consigam se sair bem na prova do Vestibular. “A gente faz toda uma preparação com as provas, com os conteúdos de todas as disciplinas, e quando eles passam é muito gratificante. Quando eles não passam, às vezes eles voltam pro Cursinho, então aqui tem sido uma entrada [para a graduação]”, relata.

Na plateia, alunos e alunas de todas as idades assistiam atentamente às explicações da professora Silvana Oliveira, docente de literatura e coordenadora do Cursinho Popular da UEPG. Dentre eles, estava Adriana Feitosa. “As aulas têm sido muito boas para mim, e eu estou conseguindo me organizar nos estudos, porque eu estava parada há mais de 22 anos”, explica. A aluna quer se candidatar a uma vaga do curso de Serviço Social em 2025. “Sou mais da área de humanas, e eu sempre gostei desse curso. Espero conseguir uma boa colocação”. Adriana entrou no Cursinho Popular há um mês – o projeto segue com inscrições em fluxo contínuo até o final do ano.

O Projeto realiza alguns aulões ao longo do ano sobre conteúdos específicos, concentrando o interesse dos alunos, abordados de maneira mais ampla. É o que explica a professora Silvana: “é um momento importante, no qual reunimos todos os alunos das três turmas. Com isso, também é possível promover discussões sobre o aproveitamento que foi feito, tanto pelos alunos do cursinho, como também pelos nossos bolsistas que são professores”, acrescenta. O aulão também abordou os conteúdos do Enem, por conta do interesse dos alunos em realizar a prova. “Foi uma discussão importante para mostrar para os alunos a importância da literatura, a relevância da leitura literária, não só para atender bem os conteúdos desta disciplina nas provas, mas também para formar uma capacidade de letramento para qualquer enunciado, seja de disciplinas da área de ciências humanas ou de qualquer outra área”, finaliza.

O Cursinho está com inscrições contínuas, à medida em que abrem novas vagas. Para mais informações, acesse o Instagram do Projeto.

Texto e fotos: Jéssica Natal

 


Compartilhe

 

Skip to content