

A Sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi sede, na noite da última terça-feira (21), da Aula Magna da 1ª Edição do Curso de Especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, vinculado ao Programa Mais Engenharia.


Durante sua fala de abertura antes da aula, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, enfatizou o papel social do programa. “Nunca antes em nossa história tivemos um envolvimento com a sociedade como estamos tendo agora, colocando as engenharias e o nosso conselho a serviço da população”, disse, complementando que o Mais Engenharia é “um exemplo do bom uso do imposto recolhido, inclusive do cidadão mais humilde, que espera ver o retorno dessa contribuição na forma de uma escola ou unidade de saúde”.
Ao demonstrar preocupação com o atual cenário do mercado de trabalho para engenheiros no Estado, o diretor executivo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, salientou que as boas condições de trabalho e remuneração do programa são diretamente proporcionais ao tamanho da responsabilidade que terão os 50 alunos selecionados. “Além da capacitação e da oportunidade de trabalhar em uma prefeitura, a bolsa que ofertamos ultrapassa o salário inicial de muitas vagas de emprego que vemos por aí. São condições dignas para que esses profissionais realizem mudanças reais nos municípios”, contextualizou Iggor. 

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, concordou com as considerações do diretor da Itaipu e reiterou sua confiança no sucesso do programa. “Estou seguro de que os resultados serão impactantes, pois a equipe por trás do projeto é capacitada e porque a UEPG, como universidade pública e de qualidade, tem um nome a zelar”, disse Ivo, mencionando ainda a possibilidade de ampliação futura do projeto – tanto em alcance, com mais municípios contemplados, quanto em escopo, integrando mais engenharias.
A Aula Magna em si foi proferida pela professora e divulgadora científica Edna Possan (UFRGS), sob o título “Construindo o Futuro: sustentabilidade, Inovação e Caminhos na Engenharia”. Com uma hora de duração, contou com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e recebeu mais de 270 espectadores únicos, além do público presente na Sala dos Conselhos – clique e assista aqui.


Carlos encerrou a aula dirigindo-se aos alunos selecionados para o Mais Engenharia: “Queremos ter uma segunda, terceira, quarta edição do programa, e vocês foram os selecionados a partir de um processo isento, transparente e concorrido. São vocês as pessoas certas para fazer esse desenvolvimento nos municípios. Temos absoluta certeza de que os resultados serão positivos – para vocês, para os municípios do Paraná e para o Brasil todo”, finalizou.
Estiveram presentes o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha; a vice-presidente do Crea-PR, professora Margolaine Giacchini; o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurélio Pelegrina; e os coordenadores do Programa – professores Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger (coordenador geral e administrativo), Eduardo Pereira (coordenador pedagógico) e Gabriela Mazureki Campos Bahniuk (coordenadora de bolsistas e supervisores). Participaram por videoconferência o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, e a professora doutora, ministrante da aula, Edna Possan.
Texto: Felipe Deliberaes | Fotos: Fabio Ansolin
























