Aula Magna marca início de especialização do Programa Mais Engenharia

Compartilhe

A Sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi sede, na noite da última terça-feira (21), da Aula Magna da 1ª Edição do Curso de Especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, vinculado ao Programa Mais Engenharia. 

O Mais Engenharia é uma iniciativa conjunta entre UEPG, Itaipu Binacional/Governo Federal e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O objetivo é promover o desenvolvimento regional de municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), por meio da atuação de 50 bolsistas engenheiros civis, que receberão capacitação técnica no Curso de Especialização e em atividades práticas presenciais nas prefeituras ao longo de 24 meses. Junto de 50 estagiários de graduação em engenharia civil, os profissionais serão supervisionados pelos engenheiros dos municípios em que atuarão.

Durante sua fala de abertura antes da aula, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, enfatizou o papel social do programa. “Nunca antes em nossa história tivemos um envolvimento com a sociedade como estamos tendo agora, colocando as engenharias e o nosso conselho a serviço da população”, disse, complementando que o Mais Engenharia é “um exemplo do bom uso do imposto recolhido, inclusive do cidadão mais humilde, que espera ver o retorno dessa contribuição na forma de uma escola ou unidade de saúde”.

Ao demonstrar preocupação com o atual cenário do mercado de trabalho para engenheiros no Estado, o diretor executivo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, salientou que as boas condições de trabalho e remuneração do programa são diretamente proporcionais ao tamanho da responsabilidade que terão os 50 alunos selecionados. “Além da capacitação e da oportunidade de trabalhar em uma prefeitura, a bolsa que ofertamos ultrapassa o salário inicial de muitas vagas de emprego que vemos por aí. São condições dignas para que esses profissionais realizem mudanças reais nos municípios”, contextualizou Iggor.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, concordou com as considerações do diretor da Itaipu e reiterou sua confiança no sucesso do programa. “Estou seguro de que os resultados serão impactantes, pois a equipe por trás do projeto é capacitada e porque a UEPG, como universidade pública e de qualidade, tem um nome a zelar”, disse Ivo, mencionando ainda a possibilidade de ampliação futura do projeto – tanto em alcance, com mais municípios contemplados, quanto em escopo, integrando mais engenharias.

A Aula Magna em si foi proferida pela professora e divulgadora científica Edna Possan (UFRGS), sob o título “Construindo o Futuro: sustentabilidade, Inovação e Caminhos na Engenharia”. Com uma hora de duração, contou com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) e recebeu mais de 270 espectadores únicos, além do público presente na Sala dos Conselhos – clique e assista aqui

O coordenador geral e administrativo do Mais Engenharia, professor Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, teceu elogios à aula de Edna e expôs sua interpretação da missão da engenharia: “Muitas vezes a sustentabilidade aparece em diálogos e discursos de maneira genérica. Nós, engenheiras e engenheiros, somos quem de fato deve colocar esse conceito em prática e de forma humana, em prol do meio ambiente”, concluiu. 

Carlos encerrou a aula dirigindo-se aos alunos selecionados para o Mais Engenharia: “Queremos ter uma segunda, terceira, quarta edição do programa, e vocês foram os selecionados a partir de um processo isento, transparente e concorrido. São vocês as pessoas certas para fazer esse desenvolvimento nos municípios. Temos absoluta certeza de que os resultados serão positivos – para vocês, para os municípios do Paraná e para o Brasil todo”, finalizou.

Estiveram presentes o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate; o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha; a vice-presidente do Crea-PR, professora Margolaine Giacchini; o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurélio Pelegrina; e os coordenadores do Programa – professores Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger (coordenador geral e administrativo), Eduardo Pereira (coordenador pedagógico) e Gabriela Mazureki Campos Bahniuk (coordenadora de bolsistas e supervisores). Participaram por videoconferência o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, e a professora doutora, ministrante da aula, Edna Possan.

Texto: Felipe Deliberaes | Fotos: Fabio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content