

José Claudinei de Arruda – Nei ou Arruda, como é conhecido pelos colegas da Pró-reitoria de Assuntos Administrativos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proad-UEPG) – conquistou o primeiro lugar na categoria 55-59 anos na 6ª edição da Operário Run, corrida de rua realizada pelo Operário Ferroviário Esporte Clube. Na colocação geral, Arruda ficou em 35º lugar, entre 206 corredores.
Esta não é a primeira vez que o servidor da Proad se destaca no esporte. Com orgulho, Arruda posa em frente às suas medalhas e troféus. São 34 anos de UEPG, dos quais 20 são compartilhados com a corrida de rua. E todo esse orgulho tem motivo: Arruda foi pódio em todas as edições da Operário Run e é constantemente premiado em outros eventos da mesma categoria. “A minha primeira corrida foi em junho de 2009, do 13º Batalhão de Infantaria Blindada. Nessa primeira corrida, eu já fui o 5º colocado na minha categoria. Foi um tempo razoável para iniciante”, avalia.
No caminho que faz todos os dias até o trabalho, passando por grandes avenidas de Ponta Grossa, o atleta mantém a rotina com disciplina e organização. Os treinos são recorrentes e acontecem no percurso entre a sua casa e o trabalho, no Campus Uvaranas da UEPG. “Da minha casa, se eu vier direto, levo uma hora, andando rápido. São 8 km. Quando eu venho correndo, eu faço aumentar o percurso para no mínimo 10 km”.
A atividade que começou com uma maneira simples de chegar ao trabalho, hoje faz parte da vida do servidor. Daqui para frente, os desafios aumentam e a ambição também. Neste ano, foram sete corridas com pódios em todas elas. Arruda, animado, já vislumbra os próximos eventos da temporada, e aconselha quem quer começar a correr. “Comece devagar, como eu fiz. E não corra sozinho. Tem vários grupos de corridas na cidade. Com alguém por perto, a motivação é muito melhor!”.
Texto e fotos: Domi Gonzalez