Agente e professora, Ana Cláudia tem vínculo de uma vida inteira com a UEPG

Compartilhe

A história da Ana Cláudia Chibinski com a Universidade Estadual de Ponta Grossa une dois dos grandes universos da instituição: os professores e os agentes profissionais. Essa história começa antes mesmo dela entender a importância da educação. Afinal, sua mãe Cleide Aparecida Faria Rodrigues é professora aposentada no Departamento de Educação e foi também Pró-reitora de Graduação na UEPG. E assim segue até hoje: parte de sua jornada é como cirurgiã-dentista do Centro de Atenção Integral a Criança e Ao Adolescente (Caic), e outra parte é como professora do Departamento de Odontologia. Mas, para chegar até aqui, ela percorreu um longo caminho que sempre teve a Universidade ao seu lado.

Ana Cláudia é graduada em Odontologia em 1992. Pouco tempo após pegar o diploma, ela foi aprovada no concurso público e iniciou seu trabalho como agente universitária. A primeira missão foi atuar como cirurgiã-dentista no Caic – a Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha. “Sempre quis a carreira docente. Quando iniciou o Mestrado aqui na UEPG, vi minha chance de estudar para alcançar esse objetivo”, conta a professora. Ana Cláudia entrou na primeira turma do Mestrado em Odontologia da UEPG. 

Em 2009, Ana prestou o concurso para docente e foi efetivada. Neste mesmo ano, o Doutorado da UEPG começava e ela aproveitou a oportunidade. “Então, lá estava eu: professora iniciante e aluna do doutorado, tudo junto. Foi um período que exigiu muita dedicação, mas que valeu muito a pena”, conta. Atualmente, Ana divide seu tempo como docente e cirurgiã-dentista no Caic. 

De forma complementar, Ana Cláudia ainda exerce a função de pesquisadora. A professora tem uma linha de pesquisa e orienta alunos de Mestrado, Doutorado e PIBIC. “Somente este ano, tive a oportunidade de falar no Congresso da Associação Americana de Odontopediatria, da Associação Brasileira de Odontopediatria e da associação Mexicana de Odontopediatria”, explica a professora. Com a pesquisa, a professora já levou o nome da UEPG para países como o Japão, Portugal, El Salvador e Bolívia.

Como se não fosse suficiente, Ana Cláudia colabora com a capacitação de profissionais da rede pública e participou da elaboração da Linha Guia de Saúde Bucal do Paraná em suas duas edições. “Costumo capacitar cirurgiões dentistas e técnicos em diferentes cidades do Paraná como Guarapuava, Telêmaco Borba, Londrina, Ponta Grossa, entre outras cidades”, conta. 

“A UEPG faz parte da minha vida — e muito do que realizei como profissional nasceu ali: na sala de aula, nos projetos de pesquisa, nos atendimentos e nas trocas com colegas e alunos que compartilham o mesmo ideal”, explica.

Homenageados na Alep

A professora Ana Cláudia Chibinski foi uma das homenageadas no último dia 28 de outubro na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na celebração do Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro. A sessão solene homenageou profissionais responsáveis por garantir a saúde bucal da população paranaense. A solenidade homenageou todos os professores do Departamento de Odontologia da UEPG e outros profissionais da área. Eles receberam um certificado de menção honrosa pelas suas contribuições com a saúde e bem-estar da população. 

“Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná junto a colegas tão valorosos é motivo de alegria e também de reflexão sobre o papel que exercemos como dentistas. Cada profissional, em seu espaço de atuação, contribui para algo muito maior do que o tratamento em si: promovemos saúde, qualidade de vida e confiança. Ser reconhecida por esse percurso é, para mim, um lembrete do valor da docência e da força que a Odontologia tem quando é guiada por propósito, ciência e compromisso com as pessoas”, escreveu a professora em suas redes sociais.

Texto: André Packer | Fotos: Larissa Godoy e arquivo pessoal


Compartilhe

 

Skip to content