Projeto do Colégio Agrícola conquista prêmio de primeiro lugar no concurso Agrinho 2025

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O Colégio Estadual Agrícola Augusto Ribas (Caar-UEPG) conquistou o primeiro lugar estadual no concurso Agrinho Boas Práticas Agrícolas 2025, que aconteceu no último dia 20, em Curitiba. O evento foi promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR); a cerimônia trouxe como tema central a importância da recomposição e melhoria dos solos como base para a sustentabilidade na produção agrícola.

Nesta edição, o evento reuniu estudantes, professores e representantes de todo o Estado, em reconhecimento às melhores iniciativas de sustentabilidade no meio rural. O concurso é considerado o maior programa de educação socioambiental do Paraná e contou com participação de cerca de 800 mil estudantes e 50 mil educadores.

O projeto vencedor, intitulado “Boas Práticas Agrícolas no Ceep Agrícola Augusto Ribas com Bioinsumos no Manejo Sustentável do Solo para a Produção de Hortaliças”, foi orientado pelo professor Adalci Leite Torres e desenvolvido pelas estudantes Ana Kaori Sato, Aysla Naomi Sato, Lorena Gomes Amorim Pinheiro, Maria Eduarda Oliveira da Luz e Sofia Helena Borck da Fonseca.

O trabalho uniu pesquisa científica e práticas de campo, e tem como objetivo unir a conservação do solo ao uso de bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCPs) integradas à adubação orgânica e ao manejo agroecológico de hortaliças. O experimento foi conduzido nas áreas de olericultura do Caar e avaliou os efeitos de bioinsumos na produtividade e qualidade do solo.

O professor Adalci Leite Torres explica que todo o trabalho também evidenciou as ações permanentes do Caar na produção de composto orgânico, rotação de culturas, controle da erosão e conservação da água, “demonstrando que o Colégio integra o ensino técnico com práticas sustentáveis de campo. O experimento comprovou ganhos significativos de massa verde e seca nas plantas tratadas com bioinsumos, redução da compactação do solo e aumento da biodiversidade microbiana”.

Adalci ainda evidencia o trajeto da sustentabilidade que o projeto traçou, que uniu o ensino técnico, sustentabilidade e inovação científica e reforça o compromisso do Colégio com a formação de jovens protagonistas multiplicadores de boas práticas. Os alunos envolvidos vivenciaram todas as etapas do processo de pesquisa, desde a preparação do solo até a análise dos resultados, compreendendo o papel da ciência para uma agricultura mais equilibrada. A equipe vencedora recebeu smartphones e o colégio foi contemplado com 30 microscópios digitais 1000x com LED, destinados ao aprimoramento das aulas práticas de ciências agrárias.

Ana Kaori, aluna que participou do projeto, comenta sobre a experiência de participar da pesquisa. “O sentimento é de satisfação pelo reconhecimento de todo o esforço que vem sendo plantado desde o 1° ano. É poder colocar em prática tudo aquilo que aprendemos durante estes 3 anos. Foram meses de dedicação”. A estudante explica que a idealização do projeto começou em 20204, tendo sua execução iniciada neste ano.

Ela também destacou que o papel do trabalho em prepará-la para o futuro mercado profissional. “Com a presença de uma aluna de graduação em Agronomia; somada ao uso de uma metodologia e experimentação que se iguala a da faculdade, com certeza esse projeto irá nos preparar para o futuro profissional.” reiterou

Com a conquista, o CAAR consolida-se como referência estadual em formação técnica agroecológica, reafirmando o papel da UEPG e de seu Colégio Agrícola  para a educação ambiental, inovação rural e valorização do conhecimento científico aplicado ao campo.

Texto: Gabriel Ribeiro | Fotos: Arquivo Pessoal e Equipe FAEP


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