

A Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon-UEPG), em conjunto com o Curso de Zootecnia, foi premiada na Semana do Cavalo Campos Gerais: Expo Genética. O evento é organizado pela Sociedade Rural de Ponta Grossa, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, e ocorreu de 18 a 21 de setembro no Centro Agropecuário Municipal. A participação da UEPG resultou em uma premiação de campeão com os ovinos da raça texel NC (pretas) e campeão reservado com o trio de ovelhas texel padrão (brancas).
Durante os dias do evento, cinco acadêmicos do curso de Zootecnia acompanharam os animais, garantindo a rotina de cuidados, como troca de água, alimentação e conforto. “As pessoas passavam e perguntavam sobre a raça, a mudança de pelagem e a gente ficava responsável também por explicar algumas questões. Além disso, tivemos a experiência de entender o manejo para feiras, levar animais para exposição e todo o cuidado que é necessário”, comenta a acadêmica do segundo ano Gabriela Laura Hneda.
Para a definição dos ovinos premiados, foram avaliados critérios relacionados ao padrão racial, como condição corporal do animal, estrutura, musculatura, pelagem e aptidão genética. “Recebemos o convite para participar de um julgamento que eles chamam de trio rústico. São animais que não passaram por nenhuma preparação. Eles são levados na situação em que se encontravam na propriedade, como um animal rústico de campo”, explica o professor Juliano Issakowicz, do Departamento de Zootecnia.
O professor Juliano planejou a participação em conjunto com a professora Raquel Abdallah da Rocha Oliveira. Além dos dois, o coordenador de pecuária da Fescon, Éder dos Santos Oliveira, e o servidor José Mourão Moreira participaram do evento. Junto de Gabriela Hneda, os acadêmicos de Zootecnia que participaram do evento foram Evelyn Zatcerkoney Tkaczuk, Lavínia Ferreira, Amanda Baron e Alberto Podolan Flugel.
“Temos hoje dentro da Fazenda Escola, tanto na agricultura quanto na pecuária, a parte que também contempla desenvolvimento de pesquisa, projetos de extensão, e conseguimos levar os animais para esse tipo de concurso e evento. Para nós, é sempre muito relevante e, principalmente, conseguir agregar à formação acadêmica dos estudantes”, aponta o coordenador da Fescon, Orcial Bortolotto.
Texto e fotos: André Packer