

A 15ª Semanagro, organizada pelo Centro Acadêmico Professor Américo Conrado Meinicke, apresentou uma programação robusta para os estudantes de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento ocorreu de 22 a 26 de setembro, com palestras, dia de campo, visitas em fazendas e apresentações de empresas e profissionais da área. A programação do evento foi diversa, passando por assuntos técnicos, como Fertilidade do Solo, até pautas sociais, como a atuação das mulheres no agronegócio.
A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, que relembrou sua formação em Agronomia pela UEPG e destacou a importância da Semana Acadêmica. “Esse evento é uma oportunidade única para networking e conhecer pessoas. Tirar boas notas é excelente, mas quanto mais contatos você tiver e mais atividades fora de aula realizar, mais oportunidades vocês vão ter. Aqueles que têm mais interações sociais, são os alunos que mais se destacam”, destacou o professor Ivo.
A presidente do Centro Acadêmico, Ana Eduarda Staudt, defendeu a importância do evento e valorizou a oportunidade de todos que estão inseridos dentro de uma universidade pública. “Às vezes, esquecemos que estamos em um lugar tão privilegiado e que é muito restrito. Agronomia não é um curso qualquer. Nosso propósito é alimentar o mundo e essa responsabilidade está nas nossas costas”, apontou Staudt.
O último dia do evento foi organizado pela Plantec, empresa júnior do curso de Agronomia, e recebeu várias empresas do setor. O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon-UEPG). Além dos alunos de Agronomia, o Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (Caar-UEPG) e as empresas júnior Farmacodinâmica, do curso de Farmácia da UEPG, e a Quantum, do curso de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), também participaram.
“Hoje é o nosso primeiro dia de campo e uma tentativa da Plantec em se posicionar no mercado. Isso possibilita que a gente faça uma conexão entre os acadêmicos do curso de agronomia com esses parceiros. Vira um canal de comunicação e um banco de talentos para as empresas do mercado”, explica o acadêmico do quarto ano de agronomia e presidente da Plantec, Mateus Marochi.
Texto: André Packer | Fotos: André Packer