

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, ocorre a oitava edição do Encontro Paranaense de Bibliotecários, que reunirá profissionais do Brasil e do exterior em uma programação diversa e inovadora. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma das apoiadoras e sediará parte da programação, incluindo o 1º Encontro de Bibliotecas Públicas, que acontece no primeiro dia, no Campus Uvaranas.
De acordo com a organizadora geral do evento, Maria Lúcia Madruga, o Encontro tem como tema “Comunidades Conectadas” e busca valorizar a profissão bibliotecária, integrando diferentes frentes de atuação, como bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas no meio acadêmico, o Conselho Regional de Biblioteconomia, a Associação de Bibliotecários do Paraná e repositórios digitais. “Comunidades Conectadas é mais do que o tema do nosso evento deste ano. É o reflexo do que estamos construindo juntos. Minha expectativa é que os participantes consigam absorver o máximo de informações possíveis para levar a suas realidades, e dentro disso, realizar coisas novas”, destaca.
Uma das atividades abrigadas pelo Encontro é o 1º TOI Paraná – Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, que inaugura uma nova agenda de debates sobre inovação, tecnologia e práticas avançadas de organização da informação, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. A programação ainda contempla uma atividade de biblioturismo no Museu Parque Histórico de Carambeí, além de aula de dança, oficina de escrita criativa e performances teatrais.
Entre os palestrantes, haverá dois nomes internacionais. David Nemer, pesquisador em Harvard e na Universidade da Virgínia, autor premiado e colunista em veículos como The Guardian e Folha de S. Paulo. Ele ministrará a palestra “Entre Dados e Comunidades: O Papel do Bibliotecário na Era da IA e da Desinformação”, que acontece no dia 10, às 19h, no Grande Auditório do Bloco A (Campus Centro da UEPG). Essa atividade será aberta à comunidade acadêmica, com emissão de certificado de quatro horas.
Também faz parte do rol de palestrantes a professora Maria Beatriz Moscoso Marques, da Universidade de Coimbra, especialista em gestão da informação e curadoria documental e uma das principais vozes sobre organização do conhecimento na era digital. As inscrições devem ser realizadas nesta página, onde também está disponível a programação completa do evento.
Texto: Gabriel Spenassatto | Foto: Jéssica Natal