Retomada da Semana da Educação reforça história do Curso de Pedagogia na UEPG

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, entre os dias 17 e 19 de novembro, a 27ª Semana da Educação e a 3ª Semana Acadêmica da Pedagogia EaD. O evento marca a retomada presencial do evento, após a Pandemia de Covid-19, e celebra 63 anos do Curso de Pedagogia da UEPG e 58 anos da Semana da Educação.

Promovida pelo Curso de Pedagogia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Departamento de Educação e o Departamento de Pedagogia, a Semana da Educação traz uma programação diversificada, com abertura, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, oficinas, lançamento de livros e encerramento. O evento ocorre no Campus Central da UEPG e as mesas realizadas no Grande Auditório terão transmissão ao vivo.

De acordo com o coordenador da Semana da Educação e professor do Departamento de Educação, Érico Ribas Machado, o evento tem como objetivo fortalecer o campo científico da Pedagogia. “Dar encaminhamento para as questões que têm a ver com o campo do conhecimento, que é a Pedagogia como ciência da educação”, explica.

Para ele, a retomada presencial simboliza mais do que a realização de atividades acadêmicas, pois “ressalta a importância de mantermos vínculos acadêmicos, mas também afetivos, que permitam estabelecer conexões, parcerias, trocar conhecimento e construir novos debates”, reforça.

O docente recorda que, em pouco mais de seis décadas, o curso de Pedagogia da UEPG formou profissionais que atuam em diferentes áreas da educação. “São inúmeros os profissionais formados pela Universidade nesse campo, nessa profissão, que contribuem com todo o processo educativo em toda a região dos Campos Gerais, no Sul e, de maneira geral, em todo o Brasil”, destaca. “Temos nesse histórico professores das redes municipais, estaduais e do ensino superior, além de pesquisadores que se formaram aqui. Já formamos pessoas que se tornaram secretárias de educação e que ocuparam funções específicas até no Ministério da Educação.”

Nesta edição, o tema escolhido é “Pedagogia: para quê?”. De acordo com Érico, a proposta é aproximar o curso da UEPG das discussões que acontecem em nível nacional sobre a formação docente. “Atualmente, temos várias concepções de pedagogia em disputa no campo da educação brasileira”, explica. “[O tema] é justamente para colocarmos em discussão aqui no curso de Pedagogia de Ponta Grossa, um debate que tem relação com o contexto nacional.”

Para Érico, levantar essas questões ajuda a pensar o papel da profissão no Brasil. “Afinal de contas, a pedagogia serve para quê? Para quê formar pedagogos e pedagogas? Qual é a finalidade? Como essa profissão é vista no país? Quais são os desafios e o que precisamos avançar para garantir uma formação com mais qualidade?”, questiona.

A programação da Semana também reserva espaço para a Mostra Pedagogia, com apresentação de projetos de pesquisa, extensão, estágios e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O professor ressalta que o evento pretende fortalecer a visibilidade do curso. “Queremos mostrar para a comunidade o que [o Curso de] Pedagogia da UEPG proporciona para formação dos seus acadêmicos, para a formação profissional do pedagogo e da pedagoga, qual é a qualidade da formação que nós temos”, afirma.

Érico destaca ainda que celebrar os 63 anos do curso significa também celebrar a própria UEPG. “Quando valorizamos o curso de Pedagogia, valorizamos a própria instituição como um todo. Retomar a Semana da Educação é reconhecer a importância da universidade no desenvolvimento regional e nacional”, enfatiza. As inscrições para a Semana da Educação seguem abertas até 15 de novembro para participantes e até 1º de outubro para submissão de trabalhos. Mais informações podem ser acessadas na página oficial do evento ou solicitadas pelo e-mail semanaeduc2025@gmail.com

Texto: Mariana Real | Fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content