UEPG abre inscrições para o Mestrado e Doutorado em Ensino de História

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para ingresso no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGH–UEPG) por meio dos processos seletivos de Mestrado e Doutorado em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória).

O ProfHistória é um programa em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e reúne mais de 30 instituições em todo país. Na UEPG, serão disponibilizadas quatorze vagas para o Mestrado, sendo uma reservada a candidatos indígenas e uma a candidatos quilombolas e seis vagas para o Doutorado em História. 

O processo seletivo é regido por edital nacional e conduzido pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio). Para concorrer, os candidatos devem possuir diploma de licenciatura em História e comprovar atuação como professores da Educação Básica na rede pública de ensino.

Para o Mestrado, as inscrições ficam abertas até 13 de novembro de 2025. Para o Doutorado, o prazo se encerra em 9 de outubro de 2025, mesma data-limite para o envio do projeto nas linhas de pesquisa de Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas – Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e Ensino de História e Políticas Públicas. O processo deve ser realizado diretamente pelo site, de acordo com as orientações do edital. 

Para o Mestrado, a avaliação é composta por parte objetiva e discursiva, estruturada a partir do conteúdo programático do edital, que contempla construção do conhecimento histórico, tempos históricos, memória e identidade, cidadania e diversidade cultural. Já os candidatos à vagas de Doutorado, passarão por prova oral.

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o ProfHistória tem como objetivo proporcionar formação que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o ProfHistória é coordenado pelas professoras Georgiane Garabely Heil Vázquez e Angela Ribeiro Ferreira. Mais informações sobre disciplinas, corpo docente e linhas de pesquisa podem ser consultadas na página oficial do programa.

Texto: Mariana Real | Fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content