

Aconteceu na última segunda-feira (8), o Festival Paradesportivo das Regionais no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. O evento reuniu cerca de 70 alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que tiveram a oportunidade de aprender sobre regras das modalidades, auxiliar pessoas com deficiência nas atividades e também de realizar atividades práticas.
Ao participar dessas ações, os acadêmicos também puderam conhecer mais sobre o desenvolvimento do paradesporto na cidade de Ponta Grossa, bem como ter conhecimentos de um futuro campo profissional na área. A participação dos acadêmicos fez parte das horas extensionistas da disciplina “Educação Física para Pessoas com Deficiência”, ministrada pela professora Dra. Carolina Paioli Tavares. “Quando os alunos têm a oportunidade de experimentar a docência na prática, o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula se torna ainda mais relevante”, explicou a docente.
Foram ofertadas oficinas práticas nas seguintes modalidades: Basquete em Cadeira de Rodas, Judô e Golf 7. Nessas oficinas, os acadêmicos aprenderam sobre as regras das modalidades, como auxiliar pessoas com deficiência nas atividades e como promover atividades práticas. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Paraná Esporte, desenvolvida por meio da Coordenação de Paradesporto em conjunto com a Coordenação dos Escritórios Regionais do Esporte e Municípios, com o objetivo de fomentar a prática de atividades físicas, em especial para as pessoas com deficiência.
Texto: Gabriel Ribeiro | Fotos: Secretaria de Esportes de Ponta Grossa e Carolina Paioli







