Palestra de abertura da “Semana do Lixo” discute saídas para a crise dos resíduos plásticos

Compartilhe

Com a palestra “Do descarte à reutilização: os 5Rs como ferramentas de mudança no mundo dos plásticos”, a Universidade Estadual de Ponta Grossa deu início, na noite de segunda-feira (8), à programação da 1ª Semana do Lixo, evento extensionista que reúne diversas atividades de conscientização sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos e orgânicos.

“Reduzir, reutilizar, repensar, recusar e reciclar” são um conjunto de ações que buscam reduzir o consumo e a geração de resíduos no planeta. Os 5 R’s da sustentabilidade foram apresentados durante a palestra da professora Juliana Kloss (UTFPR – Curitiba). A professora abordou como a economia circular pode minimizar os impactos ambientais do plástico e reforçou o papel da educação como estratégia para conter o problema. “A educação ambiental é essencial na mudança de hábitos sobre o consumo e descarte de resíduos plásticos, porque atua diretamente na conscientização e na formação de atitudes responsáveis”, destacou.

Ainda segundo Kloss, as universidades têm um papel estratégico nessa tarefa, especialmente quando atuam como ponte entre o conhecimento acadêmico e a comunidade. “A universidade pode promover eventos para seus estudantes e servidores, como a 1ª Semana do Lixo, além de transmitir conhecimento técnico por meio de atividades práticas em escolas e comunidades. Ao trazer estudantes e professores da educação infantil, fundamental e média para dentro da universidade, promove-se uma troca de saberes que inspira a reflexão sobre hábitos desde cedo”, observou.

A 1ª Semana do Lixo encerra na sexta-feira (12) com uma feira de ciências. A programação completa está disponível nesta página.

Texto e fotos: Gabriel Spenassatto


Compartilhe

 

Skip to content