Governo do Paraná recepciona servidores concursados da UEPG

Compartilhe

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, recepcionou, nesta quinta-feira (21), 31 profissionais aprovados em concurso público, que passam a integrar o quadro de servidores efetivos da instituição. O ato, realizado na Sala dos Conselhos Helena Kolody, marca um momento histórico: é a primeira vez, em 13 anos, que a UEPG abre concurso para agentes universitários efetivos.

São advogados, analistas de informática, assistentes sociais, comunicadores sociais, contadores, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, médico, médico do trabalho, nutricionista e psicólogos. O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, ressaltou a importância de que os agentes universitários trabalhem para que a Universidade possa fazer a sua ação transformadora da sociedade. “Sintam-se parte desta responsabilidade de fazer com que a Universidade Estadual de Ponta Grossa seja cada vez mais um motor de desenvolvimento regional, que as nossas ações impactem cada vez mais a sociedade, ajudando a gerar desenvolvimento econômico e social, riqueza, emprego, renda, porque assim toda a sociedade vai reconhecer cada vez mais a relevância do nosso sistema de ensino superior público paranaense”, aconselhou.

“É um concurso histórico, fruto de um planejamento estratégico, que buscou atender às demandas na área de recursos humanos levantadas pelos novos tempos e pelas mudanças na universidade”, enfatiza Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG. São demandas de uma Universidade que está crescendo, como de engenheiros civis e de comunicadores sociais, carreiras que foram contempladas pela primeira vez em um concurso público para agentes efetivos na UEPG.

O momento de renovação na Universidade Estadual de Ponta Grossa foi destaque na fala do vice-reitor Ivo Mottin Demiate. “As pessoas entram  com bastante vontade de fazer a diferença, de trabalhar, e as nossas equipes se motivam com essa chegada”, comemora. “Ficamos muito contentes por ter esses profissionais de diferentes áreas e de alto nível, que vão agregar às nossas equipes e ajudar a fazer a gestão da Universidade”.

“A chegada destes profissionais foi muito esperada por todos. É uma alegria imensa recebê-los no quadro de servidores efetivos”, acolhe a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Eliane Rauski, que destacou ainda a agilidade do processo de concurso, conduzido pela Diretoria de Provimento e Concurso da Progesp, e nomeação em tempo recorde. “Esperamos que estas nomeações tragam mais energia, maior dinâmica e maior efetividade para a execução dos nossos serviços. Sejam todos bem-vindos e façam a diferença”. À tarde, os novos servidores receberam informações e orientações em uma atividade de integração organizada pela equipe da Progesp.

Para a assistente social Rebeca Hoeldtke, trabalhar na UEPG é como voltar para casa. Graduada em Serviço Social pela UEPG, ela trabalhou por um tempo nos Hospitais Universitários e, agora, descreve o momento como um reencontro com sua trajetória acadêmica e profissional. A primeira servidora efetiva da instituição contratada por meio da cota destinada a pessoas com deficiência (PCD) discursou em nome dos demais agentes universitários no ato solene desta quinta-feira.

“É muito importante para mim representar um público que pode saber que também pode estar aqui um dia”, diz, sobre a representatividade das vagas reservadas para PCDs. “É fundamental que existam essas oportunidades, para que todos possam ocupar espaços”. A nova servidora atuará junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em atividades voltadas ao público PCD e a outros acadêmicos que utilizam os serviços de assistência estudantil. “Minha expectativa é divulgar e integrar melhor esses benefícios. Quando eu era aluna, não tinha conhecimento de tudo o que a UEPG oferece nessa área. Hoje quero ajudar a levar essa informação a todos, para que cada estudante saiba que pode contar com esse apoio”.

Foi impossível segurar a emoção: quando Rafael Rodrigues Fernandes Siqueira foi chamado à frente para receber o certificado e o kit de boas-vindas, o abraço apertado do reitor fez escorrer as lágrimas que estavam represadas. Era o encerramento de uma jornada de esforço até chegar ao cargo de agente universitário de nível superior, mas não a primeira vez que Rafael assumia um cargo na UEPG. Já são 14 anos de casa, primeiro como estagiário e como servidor temporário (Cres), e depois, por mais de uma década, como agente operacional efetivo. “Sempre estive na expectativa de um dia poder migrar minha carreira e ter uma nova oportunidade aqui dentro. Está sendo muito gratificante, porque eu escolhi a UEPG desde o primeiro momento”, agradece. “É a oportunidade que eu precisava para mudar a minha vida pessoal, de toda a minha família, das pessoas que estão ao redor e que a educação transformou”.

Foram recebidos neste ato solene os servidores Adrielly Aparecida Vieira, André Hanke do Amaral, André Packer dos Santos, Daniel Giannini Martins Torres, Dayane Nayara Bargas, Flavio Pacholok, Gabriel Spenassatto, Guilherme Dutko, Helton Costa, Islane Maiara Jesus de Queiroz, Juliane do Amaral Vieira, Juliano Estelmhsts, Kelen Koupak, Leticia Col Debella Santos, Lucas Antiqueira, Lucas Liebel Camargo Ribas, Lucas Lourival Alves, Luciane Pereira da Silva Navarro, Lucineli Dobrzanski, Luiz Otávio Oyama, Luiz Pedro Petroski, Michael Antony da Silva, Mikeias Silva Gomes de Azevedo, Paulo Roberto Nilamon Rogoski, Pedro Vitor de Castro, Rafael Rodrigues Fernandes Siqueira, Rebeca Iansen Hoeldtke, Tatiane Dobrzanski, Tierri Rafael Ribeiro Angeluci, William de Oliveira Rosa, e William José Ferreira Clarindo.

Texto e fotos: Aline Jasper

 


Compartilhe

 

Skip to content