

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu moção de aplauso da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa pelos seus 50 anos de atividades. A homenagem foi entregue aos professores do Departamento de Contabilidade (Decon) e ao reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, pelo presidente da Câmara, Julio Küller, e o proponente da homenagem, vereador Paulo Balansin, na sessão da última segunda-feira (11).
O curso de Ciências Contábeis da UEPG foi instituído em 12 de novembro de 1975 e formou mais de três mil profissionais ao longo dos anos. A homenagem simboliza o reconhecimento dos vereadores ao impacto do curso e da Universidade para a população ponta-grossense, tendo como destaque a formação de profissionais na área da Contabilidade, capacitados para atuar em diferentes setores econômicos, promovendo o desenvolvimento regional. “Este é um reconhecimento à importância do curso para o desenvolvimento regional, o crescimento das empresas e serviço público em nossa cidade. É também uma homenagem à própria UEPG, indicando a sua longa permanência enquanto instituição pública de ensino nos Campos Gerais” exalta o reitor, Miguel Sanches Neto.
“Não se trata apenas de uma justa homenagem aos docentes, egressos, alunos e funcionários que foram protagonistas nesta jornada, mas também demonstra o fortalecimento dos laços entre a universidade e a comunidade”, ressalta o professor Sandro Rogério Camargo. O curso de Ciências Contábeis mostrou, ao longo dos anos, a qualidade da formação que oferece graças a alta empregabilidade de seus egressos e pelas ótimas avaliações concedidas pelo Ministério da Educação. “Então, esta homenagem do poder legislativo de Ponta Grossa é mais uma forma de reconhecimento da excelência do curso de Ciências Contábeis da UEPG”, exalta o professor Edilson Fogaça.
Com o reconhecimento e a expectativa para as celebrações do cinquentenário de Ciências Contábeis, os olhares estão voltados para os próximos 50 anos, como do professor Gilmar Mazurek, professor do Decon e chefe adjunto do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (Secisa). Ele conta, com expectativa para o futuro, sobre a sua própria trajetória e relação com o curso: “sou neto de fiscal e filho de contador, então a contabilidade está no sangue. Não posso falar apenas como professor, pois também sou cria desse curso e este é um momento muito especial para agradecer por fazer parte dessa história”.
Texto e fotos: Gabriel Miguel