

Termina depois de amanhã, na sexta-feira (8), o prazo de inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma das instituições que oferecem vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site aqui. Para concorrer às vagas da UEPG e das demais universidades estaduais, o candidato deve pertencer a comunidades indígenas localizadas no Paraná e é necessário ter o Ensino Médio completo.
Neste ano, o processo seletivo está sob a organização da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em colaboração com a Comissão Universidade para os Povos Indígenas (Cuia). Além das vagas na UEPG, o vestibular oferece oportunidades nas outras seis instituições estaduais de ensino superior (Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Provas
O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira, uma prova oral, está marcada para o dia 14 de setembro. A segunda etapa, que consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 40 questões objetivas e uma redação, ocorrerá em 15 de setembro. As provas abordarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.
Candidatas que precisem amamentar durante a prova devem indicar a necessidade no formulário de inscrição e levar um acompanhante responsável pela criança. Da mesma forma, candidatos com deficiência ou que necessitem de atendimento específico devem sinalizar sua condição no ato da inscrição para garantir os recursos necessários.
Alunos indígenas da UEPG
Atualmente, são 27 discentes indígenas matriculados nos cursos da UEPG e desde 2002, 19 já se formaram. A Universidade também incentiva a permanência dos acadêmicos por meio de bolsas. Estudantes indígenas são beneficiários do Restaurante Universitário e recebem Vale Transporte – a UEPG é a única entre as universidades estaduais paranaenses a prestar este tipo de apoio.
Helton Costa com informações da AEN/PR | Foto: Helton Costa