

Até 15 de agosto, professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) podem se inscrever na Operação Pé Vermelho, do Projeto Rondon. A iniciativa, que ocorrerá em municípios do Paraná entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026, é promovida pelo Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais.
Os docentes interessados em participar já podem elaborar suas propostas de trabalho para serem ofertadas à comunidade. Os projetos deverão ser submetidos à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), responsável por inscrever as ideias no sistema do Ministério da Defesa.
As ações sugeridas devem ser direcionadas, prioritariamente, a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las, visando a sua continuidade. As propostas podem abranger diversas áreas, como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, que compõem o Conjunto “A”. Também são aceitos projetos nos campos de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho, pertencentes ao Conjunto “B”, além de iniciativas em Comunicação Social, com cobertura jornalística e produção de conteúdo, enquadradas no Conjunto “C”.
Nas próximas semanas, a UEPG planeja oferecer uma série de capacitações para os docentes que desejam inscrever propostas na Operação Rondon Pé Vermelho. As informações serão divulgadas nos canais institucionais de comunicação da universidade.
As cidades atendidas serão: Bom Sucesso, Corumbataí do Sul, Tamarana, Lunardelli, Lidianópolis, Iretama, Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Mauá da Serra, Faxinal e Barbosa Ferraz. O Centro Regional será a cidade de Apucarana.
O edital completo está disponível neste link.
Texto e foto: Helton Costa