

No Paraná, apenas 11 propostas foram aprovadas, dentre os 384 selecionados. O recurso é proveniente da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que busca promover mais formação técnica e material.
A coordenadora do Cursinho, Silvana Oliveira, comemora a conquista. “Trata-se de uma iniciativa inédita do Governo Federal, em apoiar efetivamente a formação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira, para garantir o ingresso no ensino superior para os menos favorecidos. A Universidade muda a vida das pessoas e nós acreditamos nisso!”, declara Silvana.
O Cursinho trabalha com inscrições de forma contínua. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui. Todo o processo é gratuito. O foco da preparação é o vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG, além de exames de outras Instituições de Ensino Superior de modo geral.
Feito sob medida
O conteúdo programático contempla Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História e Biologia. As aulas acontecem no Campus Centro da UEPG. A iniciativa também possibilita que alunos das licenciaturas tenham vivências de sala de aula durante a graduação, sob orientação de docentes da Instituição.
O Cursinho Popular é um projeto de extensão realizado por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti), com execução da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG, agora com o reforço do Governo Federal. O projeto também está presente em Ipiranga, onde alunos das escolas públicas do município podem estudar para vestibulares.
Texto e fotos: Helton Costa