

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou, nos dias 08 e 09 de maio, o Encontro presencial da Câmara de Assuntos Estudantis da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências sobre temas essenciais para a gestão acadêmica, bem como fortalecer as diretrizes e proposições da instituição nessas áreas.
O vice-reitor da UEPG, Ivo Mottim Demiate, destaca que o encontro proporciona uma grande troca de experiências, na qual a educação é a prioridade. “Percebemos que nosso trabalho é árduo, um investimento em tempo e em capacitação com mestrado e doutorado, todos qualificados, os melhores cérebros trabalhando. Mas temos que fazer esse esforço chegar a quem mais precisa. E, particularmente aqui na UEPG, estamos bastante felizes com o que tem acontecido em relação ao acesso e às nossas políticas de permanência”.
O presidente da Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Abruem, Clay Anderson Nunes Chagas, que também é reitor da Universidade Estadual do Pará, ressaltou como o encontro possibilita a promoção de políticas públicas. “Este Fórum é extremamente importante, porque daqui realmente sairão diversos documentos e propostas, para que possamos fortalecer essas instituições [de ensino superior]”.
No dia seguinte, foram realizadas visitas técnicas – uma delas, no Hospital Universitário da UEPG. Lá, os participantes puderam conhecer a utilização pedagógica do espaço e o trabalho de acolhimento desenvolvido sob a gestão e orientação de profissionais da Universidade. “Conhecermos realidades diferentes de outros hospitais universitários nos ajuda a repensar o nosso, o modelo como é gerido atualmente, como realizamos a atuação do professor e do aluno no hospital, e a preceptoria, que é um trabalho que buscamos aperfeiçoar, melhorar e implantar também na unidade hospitalar”, conta Alexandra Magna Rodrigues, representante de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Abruem pela Universidade de Taubaté (SP).
Texto: Helton Costa/Fotos: Erica Fernanda e Tierri Angeluci.