Professor da UEPG lança “A Sociedade Secreta das Bactérias”

Compartilhe

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Marcos Pileggi lançou o livro “A Sociedade Secreta das Bactérias”. O tema principal retrata a percepção que tanto pessoas leigas, quanto profissionais apresentam sobre as bactérias.

Segundo o docente, “a visão se baseia no temor que as pessoas têm destes organismos. Essa noção simplista apresenta consequências, como a utilização em larga escala de antibióticos e outras medidas de controle”, conta.

Conforme o professor, “para reduzir o medo, o ser humano tenta combater e diminuir a diversidade bacteriana, o que é ruim para a nossa saúde, agricultura, pecuária, entre outros”. Pileggi explica que as bactérias têm uma organização populacional elaborada, baseada em estruturas físicas como os biofilmes e uma comunicação química sofisticada. “Isso permite que bactérias de diferentes espécies e mesmo outros grupos de organismos possam interagir melancolicamente e que desenvolvam sistemas eficientes de respostas a estressores, como os antibióticos”, afirma.

Marcos Pileggi apresenta em sua obra uma visão alternativa, a partir da busca da convivência sustentável entre os seres humanos e as bactérias.  “Também discuto como esta percepção equivocada de bactérias é amplificada por um sistema educacional ruim, mídia mal informada, indústrias cinematográfica e farmacêutica gananciosas”, diz.

“O meu objetivo é diminuir a poluição ambiental e mitigar doenças por meio de comunidades bacterianas com as quais se possa interagir utilizando a comunicação química. No entanto, a percepção equivocada sobre o assunto também atrapalha o meu trabalho de pesquisa” finaliza.

Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Luciane Navarro

 


Compartilhe

 

Skip to content