Agipi e Vale dos Trilhos promovem oficinas para auxílio na gestão de negócios

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Agipi/UEPG) e  a Vale dos Trilhos promovem nesta quarta-feira (4) oficinas sobre ferramentas para auxílio nos negócios. Os temas são voltados à adesão de tecnologias utilizadas em startups e empresas que trabalham com novos produtos e serviços. O encontro acontece às 19h15, com oficina prática de Metodologias Ágeis.

A agenda de oficinas segue dia 18 de agosto, com o tema Design Sprint, e no dia 25 sobre o Scrum, que é uma plataforma de gerenciamento de projetos e organização de produtos complexos. Segundo a coordenadora da Incubadora de Projetos Tecnológicos da UEPG, Gislaine Baniski, as oficinas são úteis para estudantes de todos os cursos da graduação, pois auxiliam na formação e contribuem na realização de projetos. “É fundamental fortalecermos o ecossistema de inovação da região, pois a capacidade inovadora nas pessoas é ampliada”, explica. Para ela, as oficinas possibilitam que pessoas inovem cada vez mais. “Além de proporem negócios e soluções para questões reais da sociedade, gerarem empregos e um círculo virtuoso, onde os benefícios são de interesse de todos”, completa.

As oficinas acontecem de maneira remota e gratuita, por meio da plataforma Sympla. Para o professor Miguel Archanjo, diretor da Agipi, a parceria com a Vale dos Trilhos é fundamental para fortalecer o ecossistema de inovação. “O Hub da UEPG é um ator que dispõe de grande capital intelectual. Contudo, este capital só será fortalecido se trabalharmos em rede com outros atores. O Vale dos Trilhos liga estes diferentes atores, ajudando a potencializar o que cada um tem de melhor”.

O projeto é uma iniciativa do Vale dos Trilhos, Sebrae e Prefeitura de Ponta Grossa, com o apoio da Agipi, UEPG e outros atores do ecossistema de inovação da cidade.

O que é a Vale dos Trilhos

A Vale dos Trilhos é a identidade do ecossistema de inovação de Ponta Grossa que atua por meio dos eixos de comunidade participativa e gestão democrática; democratização tecnológica e inclusão digital; educação e empreendedorismo; fomento e desenvolvimento; integração e cooperação; e simplificação e desburocratização.

Segundo a presidente da  Agência de Fomento de Ponta Grossa, Tonia Mansani, o objetivo do projeto é criar um ambiente de negócios propício para a inovação desenvolvimento sustentável. “A partir da conexão dos atores do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, promovemos ações que inspirem e capacitem os cidadãos na formação de uma cidade inovadora e inclusiva”.

Interessados nas oficinas podem se inscrever no link da plataforma Sympla ou nas redes sociais da Vale dos Trilhos.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Agência Brasil