Professor da UEPG assume cadeira no Crea e participa de evento em Brasília

Compartilhe

O professor do Departamento de Engenharia Civil e administrador da Prefeitura do Campus, Elias Pereira, assumiu a coordenação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Com isso, Elias representa a Engenharia Civil da UEPG na Comissão de Educação e Atribuição Profissional no Crea a nível estadual. Ele já teve suas primeiras atividades marcando presença no 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília (DF), bem como na primeira reunião da Comissão de Educação e Atribuição Profissional em nível nacional (Ceap Nacional). O evento aconteceu entre 28 e 30 de janeiro.

Essa comissão é formada por representantes de todos os Conselhos Regionais do país, assegurando que os diferentes estados da federação participem ativamente das discussões estratégicas do Sistema. “O Crea exerce uma função essencial de interesse público, atuando na defesa da sociedade e da população ao garantir que atividades técnicas sejam desempenhadas por profissionais legalmente habilitados, com competência, ética e responsabilidade técnica”, explica Elias.

De acordo com o professor, fortalecer o ensino superior, valorizar a formação sólida e manter um diálogo permanente entre academia e sistema profissional é investir no futuro do próprio Sistema, na valorização das profissões e na defesa da sociedade. “Os futuros membros do Sistema Confea/Crea são os estudantes que hoje estão nas salas de aula das universidades. A qualidade do ensino oferecido hoje impacta diretamente o nível técnico, ético e profissional dos engenheiros que irão atuar amanhã”, complementa. A participação do professor reforça a representação da UEPG no cenário nacional, ampliando o diálogo entre Universidade, sistema profissional e sociedade.

Indicação ao Crea

Para ser conselheiro do Crea, o profissional deve ser registrado no conselho, estar regular (em dia com as anuidades) e ser eleito ou indicado por entidades de classe ou instituições de ensino superior. O cargo é honorífico, o que significa que não há remuneração.

Atualmente, o Crea-PR tem oito câmaras/áreas da Engenharia e Agronomia. As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética. Cada Câmara Especializada é composta por Conselheiros representantes das diferentes titulações que integrem a respectiva categoria ou grupo profissional e por um Conselheiro representante das demais categorias profissionais. Os Conselheiros são profissionais da Engenharia e da Agronomia, eleitos pelas entidades de classe e instituições de ensino para representar a sua categoria profissional no Crea-PR.

Os conselheiros participam da análise e deliberação de processos relacionados à formação acadêmica, às atribuições profissionais, ao registro de cursos e profissionais, bem como a temas ligados à ética, à legislação e às diretrizes que orientam o exercício das engenharias, agronomia e geociências no estado do Paraná. 

Texto: André Packer | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content