UEPG tem proposta aprovada para a Operação Carimbó, do Projeto Rondon

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve proposta aprovada para integrar a Operação Carimbó do Projeto Rondon, que será realizada entre os dias 7 e 26 de julho, no estado do Pará, com centro de coordenação em Marabá.

Nesta edição, a proposta da Universidade prioriza ações nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Cultura. Poderão se inscrever no processo seletivo estudantes de graduação e pós-graduação, de todos os cursos, desde que tenham concluído ao menos metade do percurso acadêmico.

A equipe da UEPG será composta por oito estudantes, com a possibilidade de inclusão de até dois alunos de pós-graduação, que atuarão no desenvolvimento de oficinas junto às comunidades locais. O edital de seleção será divulgado em breve pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

De acordo com a professora Marilisa do Rocio, que atua na coordenação do projeto na UEPG, a Universidade vem participando das expedições ao longo de quase 20 anos. “A Universidade já contou com a participação de diversos professores e estudantes, beneficiando milhares de pessoas em municípios de diferentes regiões do país. A participação na Operação Carimbó reforça essa trajetória e integra as comemorações da 100ª edição do projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa”.

Sobre o projeto

O Projeto Rondon tem como objetivo levar universitários a comunidades com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), proporcionando uma experiência de formação cidadã e de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. Ao mesmo tempo, os participantes retornam com aprendizados construídos a partir do convívio com as comunidades atendidas.

A operação é organizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais (DPS). Na UEPG, a coordenação ficará a cargo do professor Mário Cezar Lopes, do Departamento de Geociências.

A edição 2026 é considerada especial por marcar a 100ª operação do Projeto Rondon desde sua retomada, em 2005, e reunirá equipes de 35 universidades brasileiras.

Texto: Gabriel Spenassatto | Foto: Domitila Gonzalez (arquivo)


Compartilhe

 

Skip to content