Cipaa discute projeto Cultura de Segurança voltado para a comunidade da UEPG

Compartilhe

Aconteceu no último dia 12 de dezembro a reunião para lançamento do projeto Cultura da Segurança, realizado pela equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipaa) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no auditório do curso de Engenharia no Bloco E. O evento debateu as políticas de segurança internas propostas pela gestão e todos os usuários, técnicos, docentes e demais integrantes com vínculo na instituição. A equipe também discutiu as atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2026 em conjunto com a Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Disesme) e a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT).

O atual presidente da Cipaa, Dirceu Klemba, conta sobre a proposta do projeto: “a gente busca a redução de acidentes e incidentes, proteção da saúde e bem-estar, isso dá garantia para que a organização atenda a todas as normas e legislações de segurança e saúde no trabalho vigentes, engajamento e responsabilidade compartilhada, aprendizado com as falhas, ou seja, substituir a cultura de culpa e punição por uma cultura de aprendizado contínuo”. O projeto prevê a realização de reuniões em pequenos grupos de servidores, para facilitar o bate-papo sobre o caso, troca de informações e experiências, e principalmente, orientação aos servidores. Nessas atividades, serão desenvolvidas orientações a respeito de assédios, prevenção de acidentes, indicadores de acidentes de trabalho, divulgação de eventos da Cipaa. “A proposta é a realização de dois ou mais eventos por mês, em locais distintos de trabalho. Por exemplo, em fevereiro a proposta é realizar a reunião no Setor de Exatas e na Fazenda Escola, em março, outros dois locais que ainda serão agendados. O objetivo é que o projeto seja executados em todos os locais de atuação da Cipaa, como a UEPG, HU, Humai, Ambulatório Amadeu Puppi e outros”, finalizou Dirceu.

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo), Plauto Coelho, participou do debate. “É uma iniciativa importante que resgata a toda a necessidade de prevenção de acidentes na UEPG, também ao conjunto de valores, crenças, atitudes e práticas compartilhadas por todos os membros de uma organização que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e segurança, substituindo a culpa pela aprendizagem com as falhas”, argumenta Plauto.

Para que serve a Cipaa?

Os principais objetivos da Cipaa-UEPG são norteados pela NR-05, que tem como objetivos estabelecer os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA, tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. O grupo atualmente atende pelo e-mail cipa@uepg.br

Atuais membros da Cipaa
I – PRESIDENTE
Dirceu Klemba
II – MEMBROS TITULARES
Iglair Solange Guerreiro do Amaral – Secretária
Lauro José Muller
Antonio Marcos Maia
Rosemeri Pereira de Souza
João Luis Guedes
José Luis Ferrari
Jeferson Pinheiro de Lara
Guilherme de Almeida Souza Tedrus
III – MEMBROS SUPLENTES
Rosilda Lemes de Freitas Calixto
Roseno Siebre
Josiane Nogueira Paes Zavoeski

Texto e Fotos: Gabriel Ribeiro

 


Compartilhe

 

Skip to content