



No Eaiti, a UEPG recebeu sete menções honrosas e um prêmio pitch, dentre as oito categorias, fazendo dela a instituição mais premiada da edição. A Universidade garantiu dois terceiros lugares, um segundo lugar e quatro primeiros lugares. Receberam a premiação os alunos Eduardo Jorge Crizante; Meiriely Lara de Freitas; Gabriel Scheifer; Maria Eduarda Oliveira Machado; Emilly Schaffka; e Renata Cardoso Antunes. A lista dos premiados, dos orientadores e o nome dos projetos pode ser vista aqui e por pitch aqui. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, parabenizou os alunos e os orientadores pelo trabalho e destacou que os tablets entregues são fruto de uma parceria com a Receita Federal. “A UEPG teve uma participação expressiva nas pesquisas em desenvolvimento tecnológico e inovação, o que nos enche de orgulho e que demonstra o trabalho dos nossos professores nas orientações e o trabalho dos acadêmicos, que já durante o período universitário conseguem construir uma trajetória de sucesso ainda durante a graduação”. 

O Eaiti incentiva a troca de experiências entre estudantes e pesquisadores, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos por bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Na instituição, os projetos são coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). “Depois de um glorioso encontro de iniciação científica na instituição, também tivemos o encontro de iniciação tecnológica, na UENP, com nossos alunos e professores que nos representaram muito bem, o que fez que a UEPG se destacasse”, celebra o pró-reitor da Propesp, professor Renê Hellman. “É uma alegria poder premiar esses estudantes e reconhecer o mérito científico deles. Conseguimos firmar uma parceria muito importante com a Agipi, que fez com que pudéssemos ter projetos excelentes”, acrescenta. 

“Nós estivemos no Eaiti, e assim como no Eaic recebemos avaliadores do CNPq, e eles enfatizaram a evolução das nossas pesquisas. Nós estamos indo no caminho certo, com pesquisas com foco maior ainda na inovação e tecnologia, fomos muito elogiados”, conta a diretora de pesquisa da Propesp, professora Bárbara Fiorin. Durante o evento, a professora aposentada da instituição, Teresa Jussara Luporini, celebrou a evolução das pesquisas da instituição. “Integrei o primeiro grupo de professores, quando foi instituído o primeiro trabalho de Pibic na Universidade, quando o CNPq trouxe o primeiro comitê no intuito de conceder bolsas de pesquisa, então é muito glorioso para mim estar aqui neste momento”.
O relato de alguns dos vencedores no Eaiti pode ser visto na matéria aqui.
Outras pautas
O COU iniciou com posse da Representação do Governo do Estado, com as conselheiras professoras Sandra Borsoi, que esteve na reunião, e a suplente Irvana Chemin Branco, que não pôde estar presente. “É um momento muito feliz retornar a este Conselho e me sinto muito em casa. Estou aqui para contribuir com normas e normatizações dos cursos superiores e estou à disposição para um trabalho efetivo e de qualidade nesta instituição”. Ainda foi constituída a Comissão Eleitoral da Consulta à Comunidade Universitária para a escolha de Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da UEPG.
Texto e fotos: Jéssica Natal






































