Curso de pedagogia da UEPG realiza primeira Semana de Educação presencial desde 2022

Compartilhe

Depois de três anos, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a 27ª Semana da Educação, organizada pelo Departamento e Colegiado em Pedagogia, Departamento de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). O evento aconteceu no Grande Auditório da UEPG Centro, nos dias 17 a 19 de novembro.

A edição deste ano trouxe o tema “Pedagogia: Para quê?”, e retornou ao formato presencial pela primeira vez desde 2022, por conta da Pandemia de Covid-19. A Semana também celebra os 63 anos do curso de Pedagogia e os 58 anos do evento Semana da Educação. A programação contou  com lançamento de livros; apresentação das atividades desenvolvidas no Pibid, em estágios, em extensão e na pesquisa; apresentações de trabalhos científicos realizados em eixos com temáticas específicas; e oficinas presenciais e a distância.

O responsável pela organização do evento de 2025 e atual coordenador do Departamento de Pedagogia, professor Érico Ribas Machado, destaca que a escolha do tema veio justamente para discutir sobre o curso de Pedagogia. “Atualmente no Brasil, está ocorrendo a mudança de currículo para formação de professores, e há uma generalização de formação de professores e a pedagogia tem especificidades. Então, o tema surge a partir disto: pensar essa temática através da pergunta Pedagogia para quê? faz com que a gente aprofunde a reflexão sobre o campo formativo, sobre o que significa a pedagogia e para o que ela serve”.

O docente também aponta para as especificidades das oficinas deste ano, que visam a acessibilidade “Nós compreendemos a pedagogia como ciência da educação, então significa que ela tem que pensar várias dimensões das práticas educativas, e a área busca compreender e abarcar as discussões sobre os grupos culturais, as questões das diferenças e as pessoas com deficiência”, salienta.

Professor do Departamento, Jefferson Mainardes, conta que o evento contou com grande participação dos alunos, com 414 trabalhos inscritos no evento, 150 trabalhos selecionados e a realização de 18 oficinas ao todo. “O evento contou com a forte presença dos discentes do Instituto de Educação, que apresentaram relatos de experiência sobre o trabalho realizado”.

Texto: Gabriel Ribeiro | Fotos: Erica Fernanda, Gabriel Ribeiro e Mariana Real

 


Compartilhe

 

Skip to content