Projeto de Letras oferece aulão de Literatura para estudantes de escolas públicas

Compartilhe

O projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Literatura para a UEPG, promoveu um aulão de literatura, no último dia 8, para alunos de escolas públicas inscritos no Processo Seletivo Seriado (PSS) 1, 2 e 3 e Vestibular. Essa é a 8ª edição do projeto, que aconteceu durante a manhã e tarde no Campus Central. As nove obras literárias indicadas na prova foram abordadas durante o evento. Ao todo, foram 170 alunos participantes, divididos em três salas, de acordo com seus grupos de inscrição.

O projeto é do curso de Letras e uma realização do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e do Laboratório de Estudos do Texto (LET). Os colégios participantes foram a Escola Estadual Monteiro Lobato, Colégio Estadual Polivalente, Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPG), Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Estadual Borell du Vernay, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto de Educação, Colégio Estadual Sirley Jagas, Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, Colégio Estadual Cívico-Militar General Osório, Colégio Estadual Elzira Correia e Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres. 

Para a coordenadora do projeto, professora Rosana Apolonia Harmuch, o evento já é um sucesso. “São nove obras a que esses profissionais se dedicam para, na sequência, receber alunos do Ensino Médio e oferecer a eles aulas gratuitas de literatura, esse imenso patrimônio coletivo a que todos temos direito. Receber esses jovens estudantes de escolas públicas que aspiram a uma vaga na UEPG é sempre um encontro muito feliz e de muito aprendizado, inclusive para nós, que precisamos sempre ampliar e fortalecer nossos laços com a educação básica e com a comunidade”, conta a professora.

Como coordenadora, ela acredita que o projeto vai além de um estudo que visa à aprovação. “Fazer isso na companhia dos nove autores da lista (Marcelo d’Salete, Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna, Marina Colasanti, Machado de Assis, Itamar Vieira Jr., Márcia Wayna Kambeba, Conceição Evaristo e Lima Barreto) é um privilégio, já que as aulas são sim momentos de fortalecimento da formação para alcançar a aprovação, mas são também oportunidade de partilha de legado”, defende.

A coordenação do projeto é dividida entre a professora Rosana e o professor Giuliano Lellis Ito dos Santos. Atuam como colaboradores a professora Bianca Meira Lopes, Indianara  Priscila dos Santos, Jullya Stheffany V.de Oliveira, Amanda Gluskoski Padilha, Ana Emanuelly da Silva, Camile Franco Camargo, Carolina Aparecida da Silva, Claudete Ferreira dos Santos, Felipe de Oliveira Prates, Gabriel Augusto Valvassori Zavaski, Jill Ribeiro dos Santos, Luana Marturano, Mateus Adriano Batista, Nataly de Campos de Oliveira. A monitoria foi de Alanis Cristine Barros.

Confira as obras literárias da UEPG:

1ª Etapa do PSS

  • Os Homens de Barro – Ariano Suassuna;
  • Cumbe – Marcelo D’Salete.

2ª Etapa do PSS

  • Contos: Capítulo dos Chapéus; Um Homem Célebre; A Causa Secreta; Uma Senhora; O Caso da Vara – Machado de Assis;
  • Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento – Marina Colasanti.

Vestibular e 3ª etapa do PSS:

  • Clara dos Anjos – Lima Barreto;
  • Olhos D’Água – Conceição Evaristo;
  • Torto Arado – Itamar Vieira Junior;
  • Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade;
  • Ay Kakyri Tama: Eu Moro na Cidade – Marcia Wayna Kambeba.

Texto: André Packer | Fotos: Equipe do projeto


Compartilhe

 

Skip to content