13º Encontro com Empreendedores promove roda de conversa sobre marketing digital

Compartilhe

O Centro de Educação Empreendedora e Pré-Incubadora (CEE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na segunda-feira (10), a 13ª edição do Encontro com Empreendedores, com a proposta de refletir sobre como o marketing digital pode fortalecer a imagem pessoal e profissional. O evento contou com uma roda de conversa com a presença de Junior Migliorini e de Jhiovana Weirich, profissionais de destaque na área da comunicação e do marketing digital, mediada pela diretora do CEE, professora Cleise Hilgemberg.

Este evento faz parte das ações de extensão da UEPG e tem como objetivo aproximar o meio acadêmico do universo do empreendedorismo e da inovação, valorizando o protagonismo dos nossos estudantes e o diálogo com a comunidade”, explica a diretora do CEE. A partir do relato de experiências de empresários e empreendedores da região, é possível aos futuros empreendedores compreender como são desenvolvidas as atividades de um negócio de sucesso e identificar os riscos do empreendimento.

Durante a abertura do 13º Encontro, o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, ressaltou a importância do tema. “Empreender é você ter a oportunidade de criar um negócio, de avançar numa coisa em que você acredite e da qual você seja o responsável”, afirmou. Segundo ele, a roda de conversa reúne profissionais com trajetórias significativas: “Hoje, com certeza, vocês vão ser agraciados com uma conversa bastante dinâmica, com pessoas que têm uma experiência extremamente interessante numa área muito relevante, que é essa área do marketing.”

O evento também contou com a organização de estudantes que integram o CEE. Sara Busnello Marques, aluna do terceiro ano de Ciências Econômicas, destacou a importância das trocas proporcionadas pelo Encontro com Empreendedores, que costuma ser realizado duas vezes por ano, com temáticas diferentes, sendo que as duas últimas foram sobre inteligência artificial no mundo dos negócios e empreendedorismo na cultura pop. “A gente pode trazer pessoas que têm experiência para falar de diversas áreas e até incentivar as pessoas a abrir um negócio, a se posicionar digitalmente”, afirmou. Sara conta que participa de eventos do CEE desde o início da graduação e que sua vivência universitária se intensificou este ano depois que passou a atuar como estagiária do Centro. Ela ressalta as atividades de educação financeira realizadas em escolas, incluindo a discussão sobre jogos de apostas, tema que considera urgente. “A gente teve a oportunidade de ir a escolas e apresentar para adolescentes. Foi uma experiência muito massa.”

Centro de Educação Empreendedora

Segundo Cleise Hilgemberg, o CEE foi criado em 2016 para dar as primeiras noções sobre empreendedorismo aos acadêmicos e pessoas da comunidade externa.  “Empreendedorismo não é somente abrir um negócio, você pode empreender de diversas formas. Trabalhar com a temática de educação empreendedora é mostrar para as pessoas que empreender não é somente uma forma de ganhar dinheiro, é uma forma de pensar, uma atitude, uma maneira de você colocar as suas ações. E o centro foi criado exatamente para isso”, afirma. Para ela, a multidisciplinaridade é um dos diferenciais do Centro. “O CEE é um órgão suplementar da UEPG, com vários olhares sobre o mesmo objeto.”

Desde dezembro de 2024, o CEE passou a atuar também como pré-incubadora credenciada pelo Governo do Paraná. Nesse processo, o Centro atua como porta de entrada para quem deseja desenvolver o próprio negócio e auxilia interessados que possuem apenas uma ideia inicial. “Se você tem uma ideia, vem conversar conosco. A gente ajuda a amadurecer essa ideia, a enxergar valores, a criar valor e montar até você ter o produto mínimo viável”, explicou. Segundo ela, o objetivo é que os projetos evoluam até que possam atuar de forma independente. “Quando sai do Centro, a empresa já está mais estruturada, ela já tem o seu CNPJ, ela já tem o seu produto formado, pronta para colocar no mercado”, afirmou. “A gente brinca que o objetivo é criar asas e voar. A gente quer que elas voem.”

Para quem deseja participar, a diretora explica que há duas possibilidades de acesso. Interessados que já conhecem a UEPG podem entrar em contato diretamente com o Centro, pelo telefone (42) 3220-3315. Já aqueles que não têm familiaridade com as ações da Universidade podem procurar o Vale dos Trilhos, ecossistema de inovação do qual a UEPG faz parte. O atendimento ocorre na Estação HUB, no Parque Ambiental, onde funciona o Ponto de Partida. “É um espaço exclusivo de atendimento e orientação para startups e negócios inovadores. Eles já encaminham para a gente amadurecer essa ideia”, explicou.

Texto e fotos: João Pizani


Compartilhe

 

Skip to content