Evento científico de Jornalismo trata de conflitos que atingem profissão no Sul Global

Compartilhe

O curso e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerraram na última sexta-feira (07) o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). O evento iniciou em 05 de novembro, com palestras oficinas e apresentações de trabalhos, com o tema “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global”.

O pesquisador Júlio César Arrueta, da Universidad Nacional de Jujuy, abriu o evento, na noite de quarta-feira (05), e debateu as políticas de crueldade a partir da gestão do presidente argentino, Javier Milei. A palestra buscou refletir sobre o cenário político atual na Argentina, com ênfase nos desafios que a atividade jornalística enfrenta no país vizinho. “O governo é caracterizado pela crueldade. Não há percepção da dor do outro”, avaliou Arrueta ao analisar a lógica da gestão. Durante a apresentação, o pesquisador argentino apresentou um panorama histórico dos governos democráticos do país, além das características que marcam o mandato de Javier Milei ligados ao jornalismo.

Jornalismo UEPG em expansão

O presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, Felipe Simão Pontes, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG, e o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, partilharam, antes da palestra de abertura, a notícia de que PPGJor-UEPG acaba de publicar o edital para seleção de Doutorado e Mestrado. Será a primeira turma de Doutorado do Programa. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2026. Além dos programas, o vice-reitor também divulgou a aquisição de novos equipamentos para o curso.

Em 2025, o Departamento de Jornalismo da UEPG completa 40 anos de existência. Entre as autoridades presentes estavam Ivan Bomfim, coordenador do Departamento de Jornalismo e do 23º SBPJor, além da diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Sandra Maria Scheffer, e a diretora-executiva da Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), Márcia Raquel de Oliveira.

Programação do 23º SBPJor e 15º JPJor

Nos três dias de evento, ocorreram diversas sessões de apresentações de trabalhos do 23º SBPJor e 15º JPJor, assim como o prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2025. Durante a premiação, a egressa do PPGJor-UEPG, Jessica Danielle de Carvalho, ganhou menção honrosa na Categoria Pesquisa Aplicada, com a dissertação “Bissexualidade em pauta: Caminhos para práticas jornalísticas”, orientada pela professora Graziela Soares Bianchi. A entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Campus Oficinas da UEPG (Edifício Fausi Azis Chagury, anexo ao Cine-teatro Pax), na noite de quinta-feira (06).  O último dia de evento, que foi na sexta-feira (07), divulgou oficialmente a instituição das próximas edições do SBPJor e JPJor. O encontro de 2026 ocorre em Niterói, na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.

Texto: Amanda Los e Leriany Barbosa | Fotos:  Jéssica Natal, Mariana Real e Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content