Delegado da Receita Federal Remy Deiab Junior recebe homenagem da UEPG

Compartilhe

Egresso bem-sucedido e parceiro institucional: por essas características, o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa Remy Deiab Junior recebeu, na manhã de ontem (10), uma homenagem durante a abertura da reunião do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

“Minha ligação com a UEPG não é meramente profissional, é uma parte fundamental da minha identidade pessoal e intelectual, um vínculo que foi construído ao longo de anos”, declarou Remy. “É com imensa gratidão e um profundo sentimento de honra que recebo este reconhecimento”. Ao receber a placa de homenagem das mãos do reitor da instituição, exaltou no seu discurso com uma reflexão de Isaac Newton: “se eu hoje eu vejo mais longe, é porque eu estou sobre ombros de gigantes. A UEPG foi, é e sempre será um desses gigantes da minha vida. 

O reitor, professor Miguel Sanches Neto, detalhou a motivação da homenagem destacando que, sob a gestão de Deaib frente à Receita Federal, foi realizada a maior destinação de itens apreendidos para a UEPG, a qual serve à assistência estudantil e à modernização de cursos, setores e órgãos da UEPG. “Essa sensibilidade do Remy, que transforma valores econômicos em sociais, merece ser consagrada com a homenagem na data de hoje”, frisou.

O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, destacou que Remy é uma figura pública que têm uma atuação de impacto social. “A sociedade precisa ver também os agentes públicos e os órgãos públicos como parte fundamental do equilíbrio e da justiça social”.

Remy Deiab Junior graduou-se em Economia pela UEPG em 2002 e em Direito em 2017. “Fui agraciado com a Láurea Acadêmica em ambas as graduações, honras que carrego com muito orgulho”, lembra. Depois, foi o primeiro a defender uma dissertação no programa de Mestrado em Direito da UEPG, em 2023. “Essas não foram apenas conquistas consecutivas, foram etapas transformadoras que me propiciaram um conjunto único e complementar de ferramentas para compreender e servir à sociedade”, diz. “Esta importante formação acadêmica, possibilitada por uma universidade pública, gratuita e que presta serviços de excelência para a sociedade há décadas, foi fundamental para a minha formação. O compromisso da UEPG em formar cidadãos e líderes em vários campos do conhecimento não é apenas uma declaração, é uma realidade vivida por muitos de estudantes, incluindo eu mesmo”.

Durante o curso de Economia, o professor Emerson Hilgemberg, hoje pró-reitor de Assuntos Administrativos, teve contato com o então aluno Remy. “Sempre foi ótimo aluno”, rememora. Segundo ele, a obtenção da láurea acadêmica neste curso é algo muito raro. “Sua monografia tratou dos efeitos da política cambial sobre a competitividade da agricultura paranaense nos anos 90 e foi premiada no Prêmio Paraná de Economia do Conselho Regional de Economia”.

“Remy Deiab está na História do Mestrado Profissional em Direito da UEPG”, enfatiza o coordenador do programa, professor João Irineu Miranda. “Realizou a primeira defesa do Programa, com uma pesquisa inovadora que é referência em sua área de atuação. Continua participando dos eventos e da vida de nosso curso, demonstrando que é possível a interação harmônica entre o profissional e o acadêmico, dentro da perspectiva translacional do Direito”.

Elieser Gomes da Silva, professor de Remy tanto na graduação quanto no mestrado, destaca a dedicação, disciplina e inteligência do então aluno. “O Remy é prata da casa. Fez o curso de Economia e depois o de Direito, ambos com láurea acadêmica. Sua dupla formação foi essencial para a qualidade da dissertação que ele apresentou”, conta. Além disso, o professor da Silva relembra um momento que demonstra todo o comprometimento dele com a Universidade. “Lembro que quando estava na coordenação do mestrado pensamos em implantar um laboratório de informática e ele se colocou à disposição para auxiliar. Inclusive, reuniu vários colegas da Receita Federal e nos chamou para uma videoconferência. Pensei que fossem com duas ou três pessoas, mas tinham pessoas importantes da Receita”, conta.

Além da trajetória de sucesso como egresso da UEPG, Remy segue como parceiro institucional. “Hoje, na minha função de Auditor-Fiscal e atual Delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, tenho o privilégio de transformar essa gratidão em ações concretas”, conta. De forma completamente vinculada à legislação, o delegado destinou recursos à Universidade e sua Fundação de Apoio. “Essas ações, que incluem cerca de R$ 800 mil em mercadorias apreendidas para serem convertidas em renda para auxiliar estudantes em vulnerabilidade social, e outros R$ 1.500.000,00 em itens como notebooks, smartphones e equipamentos de informática para serem incorporados ao patrimônio da Universidade, representam uma consolidada parceria entre a RFB e a UEPG, bem como consistem em um tributo à instituição que tanto investe em milhares de estudantes”.

O delegado enfatiza ainda que as destinações também são uma forma de retribuir pela formação recebida na UEPG. “Numa ótica pessoal, elas também representam um ciclo colaborativo: a Universidade me formou, e agora, por meio da minha função pública, dentro da legalidade e com total transparência, tive o privilégio de em nome da RFB contribuir para melhor estruturar a instituição e potencializar suas relevantes ações nas áreas administrativa, de ensino, pesquisa e extensão”, destaca. “Portanto, este reconhecimento público é especialmente significativo. Ele representa o fechamento de um círculo virtuoso entre ser formado e estar numa função que possibilitou retribuir, entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática aplicada para o bem público”.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Fábio Ansolin

Durante a sessão de entrega da homenagem, os conselheiros tiveram a oportunidade de abordar o impacto das ações de Remy Deiab Junior nos seus setores, cursos e pró-reitorias. Confira na galeria de imagens: 

 

 

 


Compartilhe

 

Skip to content