

O mês de outubro chegou ao fim e reforçou para as servidoras e alunas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a importância do cuidado com a saúde feminina. Durante o mês, palestras, campanha de arrecadação, intensificação dos exames preventivos no ambulatório e nos Hospitais Regionais, e uma caminhada mobilizaram as equipes em prol da conscientização. Apenas com as mini-palestras, 350 mulheres foram contempladas.
No dia 30, a 2ª Caminhada pela Saúde da Mulher reuniu quase cem participantes, que caminharam do Restaurante Universitário em direção ao Bloco G. Em parceria com a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e o Programa Total Wellness, a programação contou com um momento de relaxamento ao final, com aulão de yoga.
Já no dia 31, a equipe da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) entregou os resultados da campanha de arrecadação para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa. Ao todo, foram entregues 30 pacotes de fraldas geriátricas, 19 pacotes de leite em pó, 20 cabides e 319 peças de roupa.
Para a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), professora Eliane Rauski, a conscientização durante o Outubro Rosa salva vidas ao incentivar mulheres a realizarem exames de rotina e ficarem atentas aos sinais de alerta. “A campanha realizada pela Diretoria de Qu

“Diante da relevância e do impacto que essas doenças têm na sociedade, a UEPG busca disseminar, no Outubro Rosa, informações e orientações e também facilitar a realização de exames preventivos por nossas valorosas servidoras. Posso afirmar que nossa campanha foi um grande sucesso, pois conseguiu alcançar muitas mulheres”, avalia a professora.
Já por parte dos Hospitais Universitários (HU-UEPG), a programação também contou com um Dia D, realizado no último dia 22, em que os servidores se vestiram de rosa para chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama. As servidoras também tiveram a possibilidade de realizar seu exame preventivo durante o mês de outubro.
A diretora dos hospitais, professora Fabiana Mansani, avalia positivamente as ações realizadas: “Nossos servidores e colaboradores se uniram em prol do Outubro Rosa. Um gesto que vai muito além das paredes da instituição”, defende. “A mobilização que inspira a comunidade, multiplica informações e fortalece a confiança no hospital como referência em promoção da saúde. Ao mostrar que a prevenção é um ato de amor, nos tornamos um exemplo vivo de que juntos podemos salvar vidas e construir uma sociedade mais consciente”, explica Fabiana.
Texto: André Packer | Fotos: André Packer e Larissa Godoy























































