Outubro Rosa traz conscientização e promoção da saúde para servidoras e alunas

Compartilhe

O mês de outubro chegou ao fim e reforçou para as servidoras e alunas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a importância do cuidado com a saúde feminina. Durante o mês, palestras, campanha de arrecadação, intensificação dos exames preventivos no ambulatório e nos Hospitais Regionais, e uma caminhada mobilizaram as equipes em prol da conscientização. Apenas com as mini-palestras, 350 mulheres foram contempladas.

No dia 30, a 2ª Caminhada pela Saúde da Mulher reuniu quase cem participantes, que caminharam do Restaurante Universitário em direção ao Bloco G. Em parceria com a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e o Programa Total Wellness, a programação contou com um momento de relaxamento ao final, com aulão de yoga.

Já no dia 31, a equipe da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) entregou os resultados da campanha de arrecadação para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa. Ao todo, foram entregues 30 pacotes de fraldas geriátricas, 19 pacotes de leite em pó, 20 cabides e 319 peças de roupa.

Para a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), professora Eliane Rauski, a conscientização durante o Outubro Rosa salva vidas ao incentivar mulheres a realizarem exames de rotina e ficarem atentas aos sinais de alerta. “A campanha realizada pela Diretoria de Qualidade de Vida também buscou orientar sobre hábitos de vida saudáveis, pois fatores como alimentação balanceada, prática de atividade física regular e moderação no consumo de álcool são apontados como medidas que reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama”, explica Eliane.

“Diante da relevância e do impacto que essas doenças têm na sociedade, a UEPG busca disseminar, no Outubro Rosa, informações e orientações e também facilitar a realização de exames preventivos por nossas valorosas servidoras. Posso afirmar que nossa campanha foi um grande sucesso, pois conseguiu alcançar muitas mulheres”, avalia a professora.

Já por parte dos Hospitais Universitários (HU-UEPG), a programação também contou com um Dia D, realizado no último dia 22, em que os servidores se vestiram de rosa para chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama. As servidoras também tiveram a possibilidade de realizar seu exame preventivo durante o mês de outubro.

A diretora dos hospitais, professora Fabiana Mansani, avalia positivamente as ações realizadas: “Nossos servidores e colaboradores se uniram em prol do Outubro Rosa. Um gesto que vai muito além das paredes da instituição”, defende. “A mobilização que inspira a comunidade, multiplica informações e fortalece a confiança no hospital como referência em promoção da saúde. Ao mostrar que a prevenção é um ato de amor, nos tornamos um exemplo vivo de que juntos podemos salvar vidas e construir uma sociedade mais consciente”, explica Fabiana.

Texto: André Packer | Fotos: André Packer e Larissa Godoy

 


Compartilhe

 

Skip to content