



“Nós estamos vivendo um momento fantástico para a educação do Paraná. Obras magníficas em todas as escolas, investimentos em tecnologia dentro da sala de aula”, destaca o deputado Barki. Segundo ele, o aluno hoje tem todos os aparatos necessários para uma boa formação. “Outra coisa que não pode ser esquecida pela população é que a criança, o adolescente e o jovem estão bem alimentados. São três refeições oferecidas com carne, todos os tipos de verdura e tudo o que é necessário para uma boa alimentação. O Paraná cuida de cada detalhe”, completa.
Entre os investimentos entregues no Caar, que somam cerca de R$ 700 mil, estão equipamentos para fortalecer as atividades didático-produtivas: um trator capinador, um tratorito agrícola e um drone de pulverização. Além disso, uma composteira automática. Outras 12 serão entregues a colégios agrícolas do Paraná. O valor total em todo o estado é de R$ 4,3 milhões.
“Essa composteira vai processar 300kg de sobras de alimentos que vão gerar adubos para toda a produção de hortaliças do Colégio Agrícola”, garante o secretário Miranda. Ele disse que os equipamentos entregues reforçam o compromisso do governador Ratinho Júnior. “Esse é o Estado mais sustentável do país e é dessa forma que se faz a gestão da sustentabilidade da educação”, finaliza.
Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a Universidade tem que caminhar junto com a escola pública. “Estamos unindo forças para que o estudo seja ainda mais valorizado no nosso Estado e que as nossas universidades possam cumprir o seu papel de formação”, afirma. Para o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, foi um dia de festa e de alegria para um colégio de mais de 80 anos que está inserido em uma região relevante para a agropecuária. “A modernização do Colégio Agrícola e o fortalecimento do ensino técnico no Brasil são fundamentais. Já formamos tanta gente boa e para nós é uma satisfação da UEPG em receber essas autoridades e esses equipamentos de grande importância para o ensino e para a instituição como um todo”, destaca Demiate.
“São equipamentos de última geração que vão impulsionar o conhecimento técnico dos nosso alunos e dar um ânimo para essa gurizada”, afirma o diretor do Caar, professor Alcebíades Baretta. Segundo ele, trata-se de um momento histórico para todos do Colégio Agrícola, com o apoio de diversas frentes em prol da educação técnica. “Os alunos vão levar esse conhecimento para a lavoura, para os pequenos, médios e grandes produtores que sempre passam pelo Colégio”, finaliza.
Participaram também da cerimônia de entrega a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Sleutjes, e o coordenador de Colégios Agrícolas da Seed-PR, Renato Hey Gondin.
Aprova Paraná
Em um segundo momento da visita de Miranda à UEPG, o secretário abriu um espaço de diálogo com estudantes que entraram pelo Aprova Paraná em diferentes cursos. O programa, parceria da SEED e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), visa facilitar o acesso de alunos da rede estadual de ensino nas universidades estaduais por meio de suas notas na Prova Paraná realizadas no ano letivo anterior.
O encontro aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria e permitiu aos calouros compartilharem suas experiências na recém iniciada rotina universitária. Eles destacaram a transformação que a UEPG trouxe para suas vidas, por meio do Aprova Paraná.
Estiveram presentes no encontro a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Sandra de Lourdes Santos e o vereador Maurício Silva. Na abertura, o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, exaltou o programa – em suas palavras, uma das políticas educacionais mais bem-sucedidas no Paraná: “A presença de cada um de vocês aqui é prova de que a educação abre portas que, às vezes, nem sabíamos que poderíamos entrar”. 

João Pedro Guesser de Bortoli é acadêmico de Medicina e veio de Cascavel para estudar na UEPG. “Ter passado no Aprova Paraná foi uma grande surpresa e está permitindo uma oportunidade muito diferente da escola, porque estou ao lado de colegas com interesse em comum e que estão aqui pelo mesmo objetivo”, explica o aluno.
Já Yasmin Oliveira Rentz estuda Zootecnia e tem orgulho de ter ingressado no curso. “No ensino médio, a gente não imagina todas as oportunidades que a UEPG oferece: extensão, pesquisa, intercâmbio. Ainda mais estudando no curso de Zootecnica, um curso nota máxima, um dos melhores do Brasil”. Sua colega Letícia dos Anjos Cordeiro complementa: “é uma oportunidade muito boa. Todas as minhas expectativas sobre como era a Universidade foram superadas. Todos os professores me acolheram e me ajudaram nesse início” conta a aluna.
“Todos esses relatos que vocês trouxeram mostram que o programa cumpre com a sua missão, de levar o aluno da rede pública para a universidade pública e mostrar a transformação que a educação traz para a vida das pessoas. Esta é minha missão como secretário”, exalta Miranda, ao final do evento.
Por fim, o secretário visitou o Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescentes (CAIC), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conversou com alunos e conheceu a nova estrutura de telhados e passarelas da instituição.
Texto: Tierri Angeluci, André Packer e Gabriel Miguel / Fotos: Tierri Angeluci, Gabriel Miguel e Gabriel Spenassato



































