UEPG realiza evento em comemoração ao Mês do Servidor

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na manhã desta quinta-feira (09), um grande evento alusivo ao Mês do Servidor Público. A comemoração aconteceu no Grande Auditório do Campus Centro para reconhecer e valorizar os servidores públicos da instituição. O lançamento de um novo site, uma palestra e promoções de carreira de servidores fizeram parte da programação.

O evento contou com a entrega de certificados a 425 servidores da Universidade que receberam progressão de carreira, a maior da história da instituição. Para isso, os servidores precisaram atender três requisitos: estar há pelo menos dois anos no cargo, ter uma avaliação satisfatória nos últimos dois anos e cumprir uma carga horária mínima de capacitação em cursos. O volume de progressões é resultado do trabalho das equipes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas durante dois anos, fato que foi enaltecido durante o evento pelo vice-reitor Ivo Mottin Demiate.  

A celebração também marcou o lançamento oficial do site Retratos do Nosso Tempo – um registro fotográfico dos atuais colaboradores de todos os órgãos e setores da UEPG. O projeto, criado pela Coordenadoria de Comunicação (CCOM) da UEPG, buscou registrar a face humana da [instituição, que é feita por milhares de servidores que, todos os dias, contribuem para que ela seja reconhecida como uma grande instituição de ensino superior, dentro e fora do Brasil. 

“O resultado desse trabalho, iniciado em abril, é um acervo fotográfico para as futuras gerações, que poderão conhecer o rosto de cada um dos servidores que atuam na UEPG hoje. Depois de sete meses de captações, o lançamento do site em outubro de 2025 comemora o Mês do Servidor Público”, detalha a chefe da Coordenadoria de Comunicação, Luciane Navarro.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destacou a importância do Retratos do Nosso Tempo. “É um projeto muito importante para nós, de valorização de cada um e cada uma de vocês e nós estamos muito felizes. Um belo trabalho, sempre com muita dedicação e muita competência da equipe da Coordenadoria de Comunicação da UEPG”, reforçou Ivo.

Durante o evento, a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Eliane de Fátima Rauski, também comentou a iniciativa. “Enquanto o professor Ivo falava, a gente estava se deliciando com as as nossas fotos. Que fotos maravilhosas. Vocês já imaginaram que um dia pudessem ter um book feito no ambiente de trabalho? Agradeço à CCOM, que com carinho fotografaram, trataram as fotos, nos deixaram lindos e maravilhosos para que possamos ter esses retratos como recordação para as nossas vidas”, apontou a pró-reitora.

A galeria do Retratos do Nosso Tempo pode ser acessada clicando aqui. O site contém uma fotografia de cada servidor, além de fotos em equipe. As galerias estão divididas por órgão ou setor de atuação, assim, é possível visualizar as fotos facilmente. Os demais registros podem ser baixados pelo link, a partir de 10 de outubro. Aqueles que desejarem a foto em alta resolução poderão solicitar pelo formulário.

A proposta complementar é que os agentes universitários e os professores estejam também nas mídias sociais da UEPG e possam comentar e compartilhar as imagens. Para isso, nos próximos dias, no Instagram e no Facebook da @oficialuepg, as fotos serão publicadas em ordem alfabética.

Histórias moldadas na UEPG

Servidor da Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad), José Claudinei Arruda começou na Universidade como estagiário em 1998. “A UEPG é minha vida. Eu tenho orgulho de dizer que sou servidor da UEPG. Eu comecei na antiga divisão de recursos humanos, fui servidor temporário, em 1992, e, em 1993, me efetivei como servidor. Sou muito feliz por fazer parte dessa família”, conta Arruda.

Um dos mais antigos servidores da instituição, que está na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon-UEPG), Hélio de Oliveira Santos entrou na Universidade no dia 15 de agosto de 1985. “Entrei como auxiliar de serviços gerais e hoje sou motorista. A UEPG é uma instituição muito boa de trabalhar!”, destaca. Assim como Hélio, Ilson Rodrigues da Silva tem 35 anos na Fazenda Escola. “Hoje estou no setor de Farmácia. O que eu tenho mais é só agradecer. Tudo que eu conquistei foi através da Universidade. Estou muito satisfeito hoje com esse evento e o que estão nos proporcionando”, comenta Ilson. 

Marilene Terezinha Barbosa é servidora do Núcleo Avançado de Estudos da Vida (Naevi) e Centro Radiológico de Odontologia e possui uma jornada de 32 anos na UEPG. “Comecei em serviços gerais e, hoje em dia, sou técnica de laboratório. Estou muito feliz, muito aprendizado durante toda a minha estadia. Foi a primeira vez que isso aconteceu e eu achei muito maravilhoso. Foi muito gratificante para o funcionário e uma valorização imensa”, aponta a servidora.

Com 35 anos de dedicação à instituição, e perto de se aposentar, o servidor Marco Aurélio Rosas do Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) considera a UEPG sua segunda casa. “Essa progressão foi muito boa e está sendo muito positiva para todos os servidores. Só tenho a dizer coisas boas da Universidade”, defende. 

Cultura da Paz

Também com uma longa história dentro da UEPG, o professor Nei Alberto Salles Filho ficou responsável por encerrar o evento com a palestra “Cultura de Paz: o quê? Por quê? Para quem?”. A entrada do professor na graduação em Educação Física aconteceu em 1990. Em 1994, ele começou a atuar como professor colaborador e inicia como servidor concursado em 1998. “A gente tem se concentrado muito em dados, estatísticas e teorias sobre violência, que são fundamentais, mas a gente tem destinado pouco tempo a pensar sobre paz. Seja na nossa vida, no nosso mundo, no nosso trabalho”, destacou o professor.

Para promover a cultura de paz, o professor Nei destacou fatores importantes: “Então, um ponto importante para a gente observar é: com que qualidade eu dirijo meu olhar para as outras pessoas? Segundo, ouvir com qualidade. Será que eu estou ouvindo o dito e o não dito? Será que eu estou prestando atenção no silêncio do outro?”

O vice-reitor Ivo Mottin Demiate também abordou a relação dos servidores com a Universidade e o tema Cultura da Paz. “É muito importante que a gente se lembre disso todos os dias. Muitas vezes, grande parte da nossa vida é aqui dentro da Universidade. Temos que ter um comportamento e um pensamento que nos encaminhe para a cultura da paz, para que nós possamos nos envolver profissionalmente e pessoalmente da melhor maneira possível”, defende o professor

Texto: André Packer, Gabriel Ribeiro e João Pizani | Fotos: Aline Jasper, Erica Fernanda, Gabriel Miguel e João Pizani


Compartilhe

 

Skip to content