34º Eaic traz Feira de Pesquisa e Pós-Graduação e Workshops para pesquisadores

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Propesp-UEPG) traz uma programação inédita, que compõe o 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e o 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic-Jr). Além dos tradicionais eventos, estudantes, pesquisadores e professores se reúnem, de 04 a 06 de novembro, para 1ª Feira de Pesquisa e Pós-Graduação e os Workshops do Complexo de Laboratórios Multiusuário (C-Labmu) e da Pós-Graduação. Além da apresentação de trabalhos, a programação conta com palestra, 22 minicursos e troca de experiências entre pesquisadores.

Nesta edição, a comissão organizadora espera a apresentação de aproximadamente 650 trabalhos, resultantes de projetos de Iniciação Científica, desenvolvidos no âmbito dos Programas Pibic, Provic (Iniciação Científica Voluntária), Pibic-AF (Ações afirmativas) e Pibic-EM (Iniciação Científica Júnior).  O tema escolhido para esta edição é Sustentabilidade. A programação do Eaic inicia em 04 de novembro, às 19h, no Grande Auditório da UEPG Centro, com o professor Cláudio Tarouco de Azevedo: doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professor adjunto pela mesma instituição. Nos dias 05 e 06, iniciam as apresentações de trabalho dos pesquisadores inscritos. As dinâmicas de apresentação serão diferenciadas neste ano: uma sessão única de painéis, com todos os estudantes do Pibic-Jr, seguida das apresentações orais dos graduandos e atividades que envolvem os pós-graduandos. O objetivo é fortalecer a ponte entre os diferentes níveis de formação.

O 34º Eaic e o 11º Eaic-Jr encerram com o tradicional Prêmio Destaque em Iniciação Científica da UEPG, que concorrem nas áreas de conhecimento do CNPq – Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes. Neste ano, como novidade, o Comitê Local do Pibic avaliou todos os resumos submetidos e indicou seis trabalhos de cada área para concorrer ao Prêmio.

“A nossa expectativa é que o Eaic, agora com a Feira de Pesquisa e Pós-graduação e com os Workshops, seja um ponto de encontro para que os pesquisadores dos vários níveis possam trocar experiências e compartilhar conhecimento”, destaca o pró-reitor da Propesp, professor Renê Hellman. “Queremos que os estudantes da graduação tenham espaço para apresentar seus resultados, mas que também possam conhecer mais a fundo aquilo que fazem os nossos programas de pós-graduação”, salienta.

Feira de Pesquisa e Pós-Graduação 

A Propesp promove a primeira Feira de Pesquisa e Pós-Graduação, para que os programas exponham suas pesquisas e aproximem seus trabalhos da comunidade. O evento acontece nos dias 05 e 06 de novembro, em uma estrutura montada em frente à Central de Salas, Campus Uvaranas, com nove estandes. Além dos Programas de Pós-Graduação, participa ainda o projeto de extensão na Pós, o Proext-PG, com trabalhos de extensão realizados por pós-graduandos. “A integração entre pós-graduação e graduação a partir da pesquisa e da iniciação científica é fundamental para que nossa Universidade cresça e se fortaleça cada vez mais”, complementa Hellman.

Workshop do C-Labmu 

Em 04 de novembro, as Centrais Multiusuárias oferecem dez minicursos, com 132 vagas para discentes da graduação e pós-graduação, colaboradores e demais membros da comunidade universitária. Os Minicursos objetivam oferecer à comunidade universitária o que há de melhor nas Centrais Multiusuárias para as atividades de pesquisa, inovação e prestação de serviços.

Os minicursos são: Introdução às Técnicas Cromatográficas (15 vagas); Iniciação ao Pensamento Decolonial e o Impacto sobre as Pesquisas em Humanidades (20 vagas);  Tecnologia na Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (12 vagas); Utilização do Analisador de Gases por Infravermelho em Estudos de Trocas Gasosas Foliares (20 vagas); Noções Básicas de Operação e Preparo de Amostras para as Técnicas de FTIR e UV-Vis (05 vagas); Introdução Teórico-Prática à Espectroscopia de MicroRaman (05 vagas); Análise de Tamanho de Partículas por Dispersão a Laser e Potencial Zeta: Da Teoria à Prática (10 vagas); Introdução à Microscopia Eletrônica de Varredura (05 vagas); Boas Práticas de Pipetagem e Volumetria (20 vagas); e Princípios Básicos de Análise de Água (20 vagas). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site aqui.

Workshop da Pós-Graduação

De 03 a 06 de novembro, os Programas de Pós-Graduação (PPG) da UEPG, além da participação na Feira, ainda promovem Workshops para pesquisadores. As atividades acontecem em vários laboratórios da Universidade, e somam 365 vagas, divididas entre 12 workshops. O PPG em Engenharia e Ciência de Materiais oferece os minicursos em Caracterização Microestrutural de Materiais: Integração entre as técnicas de EBSD e DRX (20 vagas) e Impressão 3D – Transformando ideias em soluções (20 vagas). O PPG em Biologia Evolutiva terá o curso PCR e Suas Aplicações – Fundamentos e Prática na Biologia Molecular (5 vagas) e o de Produção de mudas florestais para restauração ecológica (10 vagas).

O PPG em Ciências Sociais Aplicadas terá dois workshops com o mesmo tema e desdobramentos distintos: Ciências Sociais Aplicadas PARA QUE e PARA QUEM? Apresentação das linhas de pesquisa de Mestrado e Doutorado, para Estado, Direitos e Políticas Públicas e para História, Cultura e Cidadania (20 vagas cada). O PPG em Geografia oferece 90 vagas para o minicurso Internacionalizando a pós-graduação da UEPG – oportunidades e experiências. O PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos oferece o curso Modelo Cosmo-RS aplicado ao Screening de Solventes: Estratégias para Extração de Compostos Bioativos (15 vagas). O curso As complexidades da Educação Inclusiva: Estudo comparado e práxis será oferecido pelo PPG em Educação Inclusiva, com 20 vagas.

O PPG em  Zootecnia oferece o workshop Introdução a análise de dados no software R, com 20 vagas. Computação aplicada no agronegócio é tema do PPG em Ciência da Computação, com 100 vagas. O PPG em Educação terá o workshop Possibilidades metodológicas na pesquisa: Iramuteq e revisão de literatura, com 25 vagas.

Os locais, horários e link de inscrição estão todos no site do Siseve, aba Eaic (aqui).

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content