

No dia 29 de setembro, acadêmicos de Direito, estagiários de Prática Penal II do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NPJ-UEPG), realizaram visita técnica na Delegacia da Mulher de Ponta Grossa. A visita técnica foi idealizada pela professora Andréia Gaspar Soltoski e os acadêmicos foram recebidos pela delegada de Polícia Civil, Cláudia Krüger, que ministrou palestra para os acadêmicos.

A professora Andréia Soltoski, que coordenou a visita, explica que foi uma tarde de aprendizado prático, onde os acadêmicos puderam compreender o cotidiano da prática jurídica. “A visita técnica tem uma importância pedagógica e social muito significativa. Na graduação em Direito, muitos temas são abordados de forma teórica, como por exemplo a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, inquérito policial e crimes contra a dignidade sexual. Então essa visita permite que os estudantes vejam na prática como esses dispositivos são aplicados”, explica. A docente afirma que a palestra feita pela delegada abordou e esclareceu questões como violência doméstica e medidas protetivas, bem como relatou a importância das medidas educativas de prevenção.

A estagiária Lana Leonora Ramones Cogo comenta sobre a importância da experiência do contato com a prática em dinâmicas como esta. “Foi possível compreender melhor a rotina do atendimento, os desafios enfrentados diariamente pela equipe e a importância do trabalho interdisciplinar. E na palestra com a Delegada Cláudia, ela compartilhou sua vivência profissional”. Para Cogo, a experiência ampliou o olhar dela e de seus colegas sobre a realidade da violência contra as mulheres e reforçou a importância de atuar com mais consciência e responsabilidade.
Texto: Gabriel Ribeiro | Fotos: Andreia Soltoski
