

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), está com inscrições abertas para o 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic Jr). O evento acontece de 04 a 06 de novembro, com apresentação de trabalhos, na Central de Salas, Campus Uvaranas. A submissão de trabalhos é on-line e totalmente gratuita, até 12 de setembro, via portal do Siseve.
O Eaic é um dos mais importantes eventos da Universidade – envolve docentes e discentes pesquisadores, em uma rede de compartilhamento de conhecimentos. Segundo o pró-reitor da Propesp, professor Renê Francisco Hellman, o Eaic está crescendo a cada ano, como resultado do interesse que os estudantes da graduação têm com relação à iniciação científica. “E para este ano estamos preparando boas novidades juntamente com os programas de pós-graduação e com as centrais laboratoriais multiusuárias”. A Propesp planeja trazer, durante o evento, uma Feira de Pós-Graduação, para que os programas exponham suas pesquisas e ofereçam workshops para os alunos da graduação. “A integração entre pós-graduação e graduação a partir da pesquisa e da iniciação científica é fundamental para que nossa Universidade cresça e se fortaleça cada vez mais”, complementa Hellman.
A participação no Eaic de alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica (Pibic e Bic) e Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) é obrigatória. Para o evento de novembro, o aceite de orientadores deve ser, obrigatoriamente, feito até 16 de setembro. A diretora de pesquisa, professora Bárbara Fiorin, ressalta que as inscrições deste ano permanecem gratuitas, o que reafirma o papel do evento como um dos momentos mais significativos no calendário acadêmico da Universidade. “Este é um espaço privilegiado de troca, aprendizado e divulgação científica, que reúne pesquisadoras, pesquisadores e estudantes em diálogo constante”, afirma.
Organização
O tema escolhido para esta edição é Sustentabilidade. As dinâmicas de apresentação serão diferenciadas neste ano: uma sessão única de painéis, com todos os estudantes do Pibic-Jr, seguida das apresentações orais dos graduandos e atividades que envolvem os pós-graduandos. Segundo Bárbara, o objetivo é fortalecer a ponte entre os diferentes níveis de formação: “acolher estudantes do ensino médio, que podem se tornar nossos futuros graduandos e mostrar aos graduandos o potencial da UEPG para que sigam conosco como futuros pós-graduandos”, salienta.
Mais informações estão no site do evento (aqui).
Maior procura por bolsas de pesquisa
A Propesp ressalta que o Eaic se consolida como um espaço de integração, que conecta a iniciação científica à pós-graduação. Esta afirmação se reflete em números: no ciclo 2025 e 2026, serão 799 graduandos que estarão envolvidos em projetos de pesquisa, o que representa um aumento de 22% em relação ao ciclo anterior (que somava 657 alunos). “Além destes, tivemos 62 subprojetos que serão desenvolvidos por estudantes do ensino médio e ensino profissionalizante”, complementa Bárbara.
A distribuição de bolsas neste ciclo se dividiu como Pibic (410); Pibic AF (167); Pibiti (96); e Pibic-Jr (62), além das modalidades sem bolsa – Provic (117) e Proviti (09). A diretora de pesquisa esclarece que o número de bolsas permanece o mesmo do ciclo anterior, fruto de projetos enviados pela Propesp ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária. “O que houve foi um aumento considerável na procura de estudantes em realizar pesquisa. Ao meu ver, isso é muito positivo, pois agora temos justificativa para buscar um número maior de bolsas para o próximo ciclo”, finaliza Bárbara. Os resultados dos editais estão no site (aqui).
Texto e foto: Jéssica Natal
