

O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, no último dia 30, a segunda edição do Dia de Campo: Produção Animal, na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). O evento reuniu cerca de 200 visitantes externos e envolveu a participação de 97 acadêmicos do curso, entre organizadores e apresentadores.
No período da manhã, participaram 126 estudantes de colégios agrícolas da região: o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, de Ponta Grossa, o Colégio Estadual Agrícola Olegário de Macedo, de Castro, e o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, de Palmeira, além de cerca de 10 alunos ouvintes do curso de Zootecnia. No período da tarde, o evento recebeu outros 85 visitantes e mais participantes da própria Universidade.


A professora explica que o encontro cresceu em relação à primeira edição. “Neste ano, além das disciplinas do segundo ano, o evento abrangeu também as do terceiro ano, então são seis disciplinas com carga horária extensionista do segundo ano e sete disciplinas com carga horária extensionista do terceiro ano”, afirma. Segundo ela, o aumento da duração e do número de apresentações ampliou o alcance do evento junto à comunidade.
As atividades foram divididas em estações temáticas, com apresentações de aproximadamente 25 minutos. Pela manhã, os visitantes percorreram seis pontos de demonstração, com temas como manejo e resíduos sólidos, alimentação animal, verminose em ovinos, abelhas sem ferrão, palatabilizantes e inseminação artificial. No período da tarde, os grupos acompanharam apresentações sobre biosseguridade em granjas de suínos, equídeos e sociedade, alimentação de ruminantes, genética animal, sistemas integrados de produção, ensilagem e manejo de pastagens.
Ao todo, 85 acadêmicos dos segundos e terceiros anos atuaram como apresentadores, e 12 alunos formaram a comissão organizadora. “Os alunos foram distribuídos em pontos específicos da fazenda”, explica Karolewski. Cada grupo visitante foi acompanhado por um estudante da UEPG, realizando um rodízio ao longo das atividades.

A aluna do terceiro ano de Zootecnia, Giovana Zanella Meneguello, participou da estação sobre manejo e descarte de resíduos agropecuários. “Estávamos representando a disciplina de ecologia e falamos sobre a importância do descarte dos resíduos agropecuários da maneira correta. Então, primeiro explicamos que existe um descarte inadequado, como ele acontece e qual é a importância da gente ter uma fiscalização em relação às leis sobre esse descarte”, conta. Segundo ela, o evento é uma oportunidade para que os acadêmicos mostrem à comunidade o que aprendem na Universidade.
A professora Suzana Mara Dekers, do Colégio Agrícola Estadual Olegário de Macedo, de Castro, levou 30 alunos para participar da atividade. “Trouxemos estudantes do terceiro ano para que conhecessem a realidade da Universidade e incentivá-los a continuar estudando, seja em Zootecnia, Medicina Veterinária, mas que continuem estudando”, afirma.
Karolewski também agradeceu os colégios agrícolas e setores da Universidade que contribuíram para a realização do evento. “Não posso deixar de agradecer à Fazenda Escola que nos abriu espaço para a realização do evento e a todos os funcionários que contribuíram, a Proad, o Secate. A presença dos colégios agrícolas, que é muito importante para valorizar o trabalho dos nossos acadêmicos do curso de Zootecnia.”
Segundo a docente, a participação dos alunos foi marcada por entusiasmo e comprometimento. “Nossos alunos da Zootecnia têm um crescimento muito importante exercendo esse papel social junto à comunidade. E a comunidade também sempre nos procura no final dos eventos, mostrando um impacto positivo”, completa. “Eles sempre manifestam desejo de retornar, então acho que tem pontos positivos para ambos os lados, ambos os lados ganham com essa troca de saberes.”
Texto: Mariana Real | Fotos: André Packer e arquivo pessoal













