Estudantes de Agronomia promovem workshop sobre uso sustentável de fertilizantes

Compartilhe

No último sábado (8), estudantes de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estiveram na Feira do Produtor para a segunda edição do workshop “Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e Nutrição Sustentável de Plantas”, um projeto de extensão que promove a troca de conhecimentos entre a academia e os produtores locais. 

De acordo com o coordenador da iniciativa, o professor Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola, um dos objetivos do workshop é promover a conscientização sobre o uso sustentável do solo e dos recursos, com foco na produção de alimentos com qualidade nutricional. O evento, destaca o professor, também é uma oportunidade para que os alunos atuem diretamente junto à comunidade. “Eles sentiram o que é a Agronomia, essa relação entre o pequeno, médio produtor e a indústria. E a população pode conhecer melhor o papel do engenheiro agrônomo na produção de alimentos”, afirmou. 

Para o estudante do segundo ano de Agronomia, José Lucas Napoli Borba, poder conversar diretamente com produtores rurais é algo que enriquece a sua formação profissional. “Você aprende a conversar de forma mais prática, mais simples, pois na Universidade estamos acostumados a falar de maneira técnica. Foi muito interessante ouvir as dúvidas deles sobre combate às pragas e nutrição de plantas”, destaca. “Além do conhecimento técnico, a comunicação e a troca de experiências com o público são essenciais para levar informação de qualidade ao campo e contribuir com uma agricultura mais sustentável e eficiente”, acrescenta o estudante. 

A realização do workshop contou com o apoio das empresas Calpar Calcário Agrícola, ICL e Zaaier, da iniciativa Nutrientes Para a Vida e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa.

Demonstrações práticas 

O workshop apresentou explicações técnicas oferecidas pelos próprios alunos nos estandes montados junto à feira livre. Foram utilizadas, para as demonstrações, plantas de tomate e de alface cultivadas durante a disciplina Nutrição de Plantas. Parte das plantas recebeu nutrição completa, ou seja, uma solução com todos os macro e micronutrientes necessários para o bom desenvolvimento. Já um segundo grupo foi cultivado com a carência de algum nutriente específico (nitrogênio, potássio, boro, cálcio, zinco etc).

Os dois grupos de plantas foram colocados lado a lado no equipamento chamado Rizotron, que permite visualizar a raiz das plantas e, com isso, demonstrar os efeitos da nutrição deficitária tanto sobre a parte aérea, quanto radicular. “Eles conseguiram mostrar que as plantas bem nutridas crescem mais rápido e têm tudo para produzir com mais qualidade. Inclusive, são plantas que ficam menos doentes. E as plantas com deficiência de nutrientes, além de não completar o ciclo, ou completar de forma inadequada, ficarão mais doentes, receberão mais defensivos agrícolas e terão um produto de menor qualidade”, explica o professor Adriel. 

Texto e fotos: Gabriel Spenassatto


Compartilhe

 

Skip to content