HOMENAGEM

 

Homenageada:

ADA PELLEGRINI GRINOVER

 

 

ADA PELLEGRINI GRINOVER, cujos trabalhos revelam idéias que lhe são fundamentais a respeito da unidade das diversas disciplinas processuais, examinados à luz dos cânones constitucionais que informam todo o direito processual, definida pelo eminente processualista CALMON DE PASSOS como:

"esta que é, no Brasil, o jurista que mais se tem dedicado a difundir os aspectos constitucionais do processo, que o retiram do papel subalterno de mera ancila do direito privado e dos interesses individuais, para fazê-lo instrumento político a serviço do cidadão e da própria ordem jurídica."

Esses aspectos constitucionais, plasmando os princípios gerais de processo, levam a festejada Autora a analisar em profundidade os grandes temas do direito processual, tais como o juiz natural, a independência do juiz, o princípio da ampla defesa, a tutela das liberdades e as provas ilícitas.

Daí sua preocupação com as novas dimensões que, na sociedade atual. deve saber tomar o processo - induzindo uma reflexão a temas modernos, como a tutela dos interesses difusos, os juizados especiais de causas de menor complexidade e de menor potencial ofensivo, a ideologia do processo penal na América Latina, dentre tantos temas como o conteúdo real e efetivo e as garantias fundamentais do processo.

A razão desta homenagem não está fundamentada apenas no até aqui dito, mas, principalmente, no que nos inspira na qualidade de professora titular, cargo mais elevado da carreira, em uma instituição secular. Instituição, que como ela é uma realidade jurídica permanente, estável em sua atuação e em suas tradições e ao mesmo tempo dinâmica e variável, para adaptar-se às necessidades mutantes. Como a instituição que integra, tem entre seus valores fundantes os melhores valores da própria sociedade: o humanismo, o vigor e a coragem das idéias, a luta pelo direito, pela justiça, pela liberdade.

Este é o seu idealismo de ontem e de hoje. Por essas idéias é que a REVISTA JURÍDICA DA UEPG, em seu primeiro número, busca inspiração na atuação da notável acadêmica, rendendo-lhe homenagem.