18 a 22 de maio de 2009

CORRESPONDENTE DA SEMANA

VI Semana de 

integração da  resistência

           O Painel Temático desta quinta-feira, “Internet, democracia e espaço para movimentos sociais”, abriu um espaço de debate sobre a relação entre os movimentos sociais e a internet, as redes sociais, a democratização digital e o software livre.

 

           Segundo a painelista Viviani Teixeira, doutoranda em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Movimento Software Livre procura, através de uma ação coletiva, uma nova realidade sem imposições mercadológicas. Ela ressalta, também, a importância da não submissão a pressões políticas, sem aprisionamento do conhecimento e da técnica ou qualquer outro tipo de restrição que segregue alguns grupos e segmentos sociais.

 

           O coordenador regional do Comitê para Democratização da Informática do Paraná (CDI), Edgard Spitz Pinel, apresentou a relevância do acesso ao conhecimento e à informação sem exclusões. O vídeo exibido por ele retratou a integração online, a globalização e a passagem das pessoas de receptores passivos a produtores ativos na sociedade contemporânea.

 

           “É por meio de organizações que as pessoas tornam-se atores sociais”, diz Edgard Pinel, citando o sociólogo colombiano Bernardo Toro. O palestrante ressalta a importância das redes sociais nos processos de democratização e no cumprimento de metas de organizações como a ONU. “Internet e movimentos sociais se retroalimentam”, afirma Viviani Teixeira, ao discutir o avanço dos movimentos sociais com o advento da internet.

 

Camila Engelbrecht

Painelistas discutem internet como ferramenta dos movimentos sociais

           Mídia, movimentos sociais e democracia

EXPEDIENTE

Caixa de texto: Coordenadora do CORRESPONDENTE DA SEMANA:
Profª Hebe Gonçalves

Reportagem:
Acadêmicos do 2º ano de Jornalismo

Fotografia:
Gisele Manjurma, 
Josué Teixeira 
e acadêmicos do 2º ano

Contato:
correspondentedasemana@gmail.com