18 a 22 de maio de 2009

CORRESPONDENTE DA SEMANA

VI Semana de 

integração da  resistência

           O livro reportagem lançado no último 20 de Maio, na sede do Serviço Social do Comércio (SESC) de Ponta Grossa, retrata a história de três colônias Russas e russo-alemães dos campos Gerais que contribuíram para a formação social e étnica da região. Cada uma possui diferentes aspectos característicos de vida e organização social e todas têm a religião como fator determinante na formação das comunidades. Apresentam-se, então, a colônia Santa Cruz de religião Ortodoxa, Witmarsum, que são menonitas e Mariental, católicos.

 

           Antonelli afirma ter interesse no tema desde 2004. Desta forma, o assunto tornou-se seu trabalho de conclusão de curso e porsteriormente um livro. Ele ressalta, ainda, seu interesse em desenvolver outro livro reportagem no futuro. “Este tipo de livro traz uma abordagem diferente sobre os fatos, partindo da lógica jornalística, mas usando a história como artefato. É, portanto uma obra mais plural”, diz.

 

           O evento lotou a ante-sala do SESC e fez parte do show de calouros da VI Semana de Integração da Resistência. A obra foi tida como referência para o estado pelo fato de tratar da diversidade sócio cultural do território Paranaense.

 

Beatriz Bidarra

Diego Antonelli lança “Em domínio Russo”

           Mídia, movimentos sociais e democracia

EXPEDIENTE

Caixa de texto: Coordenadora do CORRESPONDENTE DA SEMANA:
Profª Hebe Gonçalves

Reportagem:
Acadêmicos do 2º ano de Jornalismo

Fotografia:
Gisele Manjurma, 
Josué Teixeira 
e acadêmicos do 2º ano

Contato:
correspondentedasemana@gmail.com