Pólos
O que é um Pólo?

Um pólo é um conjunto de pessoas e instituições que se reúnem para desenvolver e estreitar relações entre este grupo, dentro da rede, e segundo a concepção desta. Um pólo é, portanto, um ponto focal dentro da rede, um núcleo dinamizador de relações e ações entre elos mais próximos. Esta união pode ser um trono de um tema (pólo temático) ou pela proximidade espacial (uma região: cidades próximas, comitê de bacias; um local: mesma cidade, um bairro) que se reúne com a finalidade de estreitar os relacionamentos e realizar atividades a partir de necessidades e peculariedades comuns. Por isso os pólos podem ser: regionais, locais ou temáticos. Os pólos facilitam a ação em rede, pois partem de relações locais e isso estende a teia da rede para espaços cada vez mais amplos. Os pólos são autônomos, as ações que desenvolvem são definidas por eles mesmos e as interações entre os diversos pólos que visam trocas de informações e experiências. A interlocução com os demais pólos garante unidade á rede, sem prejudicar a diversidade de idéias e práticas que coexistem no interior de cada um e no conjunto que compõe a tessitura da rede.

Quais as funções de um Pólo?
  1. promover e articular contatos com pessoas e instituições que trabalhem com EA na sua região – podem ser feitas reuniões, listas de projetos, seminários, encontros diversos, visando à integração de atividades, a soma de esforços, a cooperação entre projetos que envolvem os mesmos públicos, por exemplo.
  2. participar, estimular, incentivar, divulgar estudos, debates, informações, propostas de ação educacional em escolas e comunidades, envolvendo temáticas de educação Ambienta.
  3. Atender, informar, encaminhar, orientar, apoiar necessidades / demandas de EA formal e não formal na sua região.
  4. Promover a rede com um meio de fortalecer, unir e ampliar as atividades de EA no Paraná.
  5. outros que você pode sugerir e que vamos estabelecer em conjunto na REA-PR.

 

POLOS DA REA-PR

 

 

 

 

Foz do Iguaçu Paranavaí Loanda Umuarama Cascavel Pato Branco Campo Mourão Maringá Apucarana Londrina Guarapuava Litoral Curitiba Ponta Grossa