DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

2017

Título

Autor

Orientador

Gonçalo M. Tavares e o Bairro: das heterotopias às vicissitudes do absurdo Robson José Custódio Daniel de Oliveira Gomes
Identidades de raça, de gênero e de sexualidade nas aulas de Língua Inglesa na visão das/os estudantes Rosana Aparecida Ribeiro de Sene Aparecida de Jesus Ferreira
Letramento crítico e vozes de alunas e professora acerca das identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe no livro didático de Língua Inglesa Michele Padilha Santa Clara Aparecida de Jesus Ferreira
De Shakespeare a Zefirelli e Wise: A literatura e o cinema, diferentes linguagens que contam a mesma história Tânia Frugiuele Soares Agostinho Fábio Augusto Steyer
ESTEVES & ESTEVES, UMA POÉTICA DOS TEXTOS EM MOVIMENTO: INTERTEXTUALIDADE ENTRE A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS E TABACARIA Rodrigo da Silva Tomé Rosana Apolonia Harmuch
SUBMISSÃO E TRANSGRESSÃO: TRAJETÓRIAS DE PERSONAGENS FEMININAS NA CONSTÍSTICA DE SONIA COUTINHO Luciana Asadczuk Marly Catarina Soares
Crônica e Autoficção em José Carlos Oliveira Francine Mariê Alves Higashi Bednarchuk Miguel Sanches Neto
Diálogos interculturais na literatura indígena contemporânea: uma perspectiva bakhtiniana Silvely Brandes Clóris Porto Torquato
RELAÇÕES DIALÓGICAS NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA/PR Célia Gaudeda Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
IDENTIDADE E CINEMA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESPECTADOR NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK Paula Starke Fábio Augusto Steyer
Discurso e poder: um olhar acerca das ações afirmativas na UEPG em 2013 Daiane Franciele Morais de Quadros Ione Jovino da Silva
Quando me dei conta de que era negra(o)/branca(o)? ”: um estudo a partir de relatos autobiográficos de estudantes adolescentes Marivete Souta Ione Jovino da Silva
O animal que me tornei: metamorfose e animalidade como teorização do conceito de identidade no romance lygiano Jeanine Geraldo Javarez Fábio Augusto Steyer
DAS TEIAS DE ANANSE PARA O MUNDO – ÁFRICAS E AFRICANIDADES NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA EM LÍNGUA ESPANHOLA Renan Fagundes de Souza Ione da Silva Jovino
Políticas Linguísticas e multilinguismo em uma escola no interior do Paraná Vanessa Makohin Costa Rosa Clóris Porto Torquato
PARA ALÉM DA CEGUEIRA E DA LOUCURA: APROXIMAÇÕES ENTRE JAIME ROCHA E JOSÉ SARAMAGO Camille Ferreira Daniel de Oliveira Gomes
O HORROR CÓSMICO DE LOVECRAFT E O EFEITO NO LEITOR Rhuan Felipe Scomação da Silva Evanir Pavloski
Borja Reis, discurso e imprensa: estratégias discursivas empregadas em O Progresso/Diário Dos Campos em Ponta Grossa-PR Carolina Correia Machado Andréa Correa Paraíso Müller
A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA: IMAGENS DO EXÍLIO Emanuelle Alves Adacheski Andréa Correa Paraíso Müller

 

2016

Título

Autor

Orientador

O texto e o leitor em Machado de Assis: intersecções teóricas com o círculo de Mikhail Bakhtin Izabele Caroline Rodrigues Gomes Silvana Oliveira
Construção das identidades sociais de raça com intersecção de classe nos livros didáticos de inglês do ensino médio aprovados pelos PNLD’s 2012 e 2015 Lílian Paula Dambrós Aparecida de Jesus Ferreira
A visibilidade da mulher subalterna. Anahy de las Misiones: a monarca das coxilhas Rosenéia do Rocio Prestes Hauer Marly Catarina Soares
Educação de jovens e adultos e o ensino de língua estrangeira: um estudo documental à luz das políticas linguísticas Cleonice de Fátima Martins Djane Antonucci Correa
Políticas linguísticas para um ensino crítico de língua inglesa: ações e contradições na contemporaneidade Deleon Betim Letícia Fraga
O ano da morte de Ricardo Reis, um espetáculo autorreflexivo Bárbara Marçal Celestino Rosana Apolonia Harmuch
A construção de uma ponte: linguagem, referenciação, identidade e subjetividade Waldiney Corrêa Martins Clóris Porto Torquato
Pelo direito e orgulho de ser heterossexual no terceiro domingo de dezembro: os discursos de Carlos Apolinário e Eduardo Cunha nos PLs 294/2005 e 1672/2011 Héliton Diego Lau Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Linguagem, Políticas Educacionais e Gênero Social: os planos nacionais de educação numa perspectiva dialógica Priscila Barbosa Ribas Ansbach Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Entre os bosques de João do Rio: Leituras de contos de dentro da noite Rodrigo Gonçalves Sobrinho Evanir Pavloski
LIVROS DIDÁTICOS DE PLE: MEDIADORES CULTURAIS? Heloísa Scalise Taques Fonseca Sebbagh Andréa Correa Paraíso Müller
Um olhar sobre as representações de identidades sociais de raça: análise de livros didáticos para o ensino de Espanhol/LE Édina Aparecida da Silva Enevan Ione da Silva Jovino
O Guardador de Rebanhos: Transgressão e poética do devir em Alberto Caeiro Leonilce de Lara Ferreira Silvana Oliveira
Avaliação em língua portuguesa no ensino fundamental: crenças existentes e resistentes Simone de Fátima Colman Martins Letícia Fraga
“Quem tem medo da palavra negro?”, morenos, misturados, mestiços, cafusos, mulatos, escuros, preto social participantes do clube 13 de maio – Ponta Grossa (PR) Merylin Ricieli dos Santos Ione da Silva Jovino
Idílio ou pesadelo? A genealogia do poder em Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley Lennon Moraes Joanico Evanir Pavloski
O PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF) COMO POLITICA LINGUISTICA EDUCACIONAL: ESTUDO NA FRONTEIRA DAS CIDADES DE SÃO BORJA (BR) E SANTO TOMÉ (AR ) Alejandro Néstor Lorenzetti Clóris Porto Torquato
Masculinidades possíveis em um grupo de homens apenados pela Lei Maria da Penha Carla Simone Silva Ione da Silva Jovino
Eu falo, Eu minto": A experiência no espaço literário em o falso mentiroso, de Silviano Santiago Mayara Bueno da Silva Keli Cristina Pacheco

 

2015

Título

Autor

Orientador

Olhares para as políticas linguísticas no município de Itaiópolis/SC: entre o in vivo e o in vitro Taís Regina Güths Djane Antonucci Correa
Um repensar sobre as práticas de escrita escolar: em evidência o 5º e o 6º ano do ensino fundamental Yara Fernanda Novatzki Djane Antonucci Correa
Identidade e práticas de letramento em uma escola multisseriada do campo. Raimunda Santos Moreira de Oliveira Aparecida de Jesus Ferreira
A história desfigurada: desterritorilização e experiência do fora em amar-te a ti nem sei se com carícias, de Wilson Bueno. Marco Aurélio de Souza Silvana Oliveira
Um olhar a partir de atos de fala do romance Vidas Secas Marcela Marabeli de Moraes Djane Antonucci Correa
A pontuação nos contos de Guimarães Rosa: uma análise discursiva Izabel Cristina Rickli Sgarbossa Pascolina Bailon de Oliveira Saleh
NINGUÉM FALA QUE O CARA É CULPADO: Identidades de gênero feminino a partir do signo violência no site da REVISTA MARIE CLAIRE Fernanda Aparecida Israel Clóris Porto Torquato
“NADA A DIZER FORA DOS LIVROS”: A poética do conto em DALTON TREVISAN   Camila Del Tregio Esteves Miguel Sanches Neto
Narrativas autobiográficas de mulheres que (con)vivem com HIV: identidades sociais de gênero. Linite Adma de Oliveira Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida de Jesus Ferreira
Título: Entre a vida e a morte: interseções nas estradas perdidas de Lima Barreto e Telmo Vergara. Celine Aparecida de Matos Orientadora: Keli Cristina Pacheco
A pontuação em notícias de divulgação científica: contribuições para o ensino. Ana Paula de Moura Delezuk Prof.ª Dr.ª Pascoalina B. de Oliveira Saleh
Adolfo Caminha e Caio Fernando Abreu: A hermenêutica literária pelo viés da sexualidade. Pablo Ferreira Biglia Prof.ª Dr.ª Marly Catarina Soares
Sala de recursos multifuncional e representação da escrita: análise da resolução 13/2007, normativa 16/2011 e ficha de referência pedagógica. Amarili Sequeira Nogueira Prof.ª Dr.ª Leticia Fraga
Não adianta querer ser, tem que ter pra trocar, o mundo é diferente da ponte pra cá: juventudes e identidades de raça, gênero e sexualidade a partir de um projeto de extensão do NUREGS/UEPG Silionara Aparecida Madureira Prof.ª Dr.ª Ione da Silva Jovino

 

2014

Título

Autor

Orientador

As bibliotecas escolares do ensino médio e a formação do leitor literário: um encontro possível? Ana Cláudia Costa Fontana Prof. Dr. Miguel Sanches Neto
SE DIO DE LASCI, LETTOR. Aspectos da autoteorização em FANNY OWE, DE AGUSTINA BESSA-LUÍS Denilson Mikuska Rosana Apolonia Harmuch
Políticas linguísticas no ensino de línguas e a identidade do professor de língua estrangeira - inglês Silvana Aparecida Carvalho do Prado Prof.ª Dr.ª Djane Antonucci Correa
A política linguística de cooficialização da língua guarani em tacuru/ms e seus desdobramentos políticos, sociais e pedagógicos Lílian Cristina do Amaral Martines Leticia Fraga
Algumas contradições que envolvem o ensino da escrita: uma discussão com professores do 5º e do 6º ano do ensino fundamental Silvia Aparecida Medeiros Prof.ª Dr.ª Djane Antonucci Correa
O bem e o mal: uma leitura em Grande Sertão: Veredas Fábio Ricardo Gioppo Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira
Beatriz em busca do corpo celeste: identidade nômade Luana Raquel Ruths Vieira Prof.ª Marly Catarina Soares.
"O menino gauche em Drummond" Thatiane Prochner Prof. Dr.ª  Marly Catarina Soares
Afonso da Maia, da literatura à televisão: O processo de transposição do patriarca Maia no romance eciano e na minissérie global Bianca do Rocio Vogler Antonio João Teixeira
José: Um Rubem Fonseca entre o eu real e o eu ficcional Caroline Wilt Araujo Miguel Sanches Neto
A realidade de uma comunidade negra rural de Ponta Gross/PR em contexto escolar: Identidade negra e racismo Evelise dos Santos do Nascimento Prof.ª Dr.ª Leticia Fraga
Texto autobiográfico de professores pré-serviço: Possíveis caminhos para construção identitária do professor de Francês Éderson Lima de Souza Prof. Dr. Miguel Sanches Neto
Eu marginal: (des) encontros narrativos em primeira pessoa Luciane Pereira da Silva Navarro Prof. Dr. Miguel Sanches Neto

2013

Título

Autor

Orientador

A função morfossintático-semântica dos adjetivos nas "notas de falecimento" no jornal prácia Avanilde Polak Prof.ª Dr.ª Elódia Constantino Roman
Toda forma de amor: um estudo sobre representação em Mario Benedetti Lucan Fernandes Moreno Prof.ª Dr.ª Marly Catarina Soares
Jeverson Machado do Nascimento
Prof.ª Dr.ª Silvana Oliveira
To the lighthouse e the waves: entre a memória e o pictórico Rosana de Fátima Gelinski Prof. Dr. Antonio João Teixeira
Anderson Costa
Antonio João Teixeira
Crenças e atitudes de uma professora de Espanhol de uma escola pública do interior do Paraná e as Políticas Linguísticas Lucimar Araujo Braga Leticia Fraga
Sueli de Freitas Mendes
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
O poético possível na linguagem de um filme: Exílios de Tony Gatlif. Adrian Lincoln Ferreira Clarindo Antonio João Teixeira
Produções textuais na visão de professores das séries finais do Ensino Fundamental. Angela de Fátima Scremin Djane Antonucci Correa
Políticas linguísticas na colônia “alemã” de Entre Rios: o papel do colégio Imperatriz Dona Leopoldina Adriana Dalla Vecchia Letícia Fraga
A pontuação comomovimentos do sujeito na escrita: pontos de reflexão Andréia Rodrigues Zoelner Dallarosa Pascoalina Bailon de Oliveira Sale
Diálogos com o gauche Larissa de Cássia Antunes Ribeiro Marly Catarina Soares
Representações e atitudes linguísticas na (re)construção da identidade indígena dos guarani do pinhalzinho (Tomazina/PR): um estudo na escola “Yvy Porã” Rosana Hass Kondo Letícia Fraga
Aqui eles são muito desconfiados” letramentos, identidades e educação do campo Simone Carvalho do Prado dos Santos Aparecida de Jesus Ferreira
Reconfigurações tecnológicas na escola: as práticas de letramento digital na visão dos professores Zuleica Aparecida Cabral Djane Antonucci Correa

2012

TÍTULO

AUTOR

ORIENTADOR

Mábia Camargo
Aparecida de Jesus Ferreira
Leandro de Azevedo Thereza
João Antonio Teixeira
Vinícius Oliveira Costa
Letícia Fraga
Toni Morrison e Carolina Maria de Jesus: dois timbres marcantes da voz autoral feminina Cleideni Alves do Nascimento Marly Catarina Soares
Linguagem como prática social: ações da/na escrita acadêmica Cristiane Nunes Borges Djane Antonucci Correa
Referenciação textual: da subjetividade à representação da identidade feminina no texto escrito Jaqueline Aparecida dos Santos Dutra Elódia Constantino Roman
Uma linguagem (escrita) esquizofrênica: a experimentação de a paixão segundo G. H. de Clarice Lispector Jhony Adelio Skeika Silvana Oliveira
Contar o corpo: quando o subalterno assume a narrativa Josiane Aparecida Martins Miguel Sanches Neto
Identidade nacional e inglês língua franca: negociações no processo de ensino e aprendizagem de inglês Julia Margarida Kalva Aparecida de Jesus Ferreira
A escrita de si na autoria do romance a manta do soldado, de Lídia Jorge Paola Scheifer Rosana Apolonia Harmuch
Crenças linguísticas na (des/re)construção das identidades dos professores de língua em formação no curso de Licenciatura em Letras da UEPG Simone Sousa Borges Letícia Fraga